Longe de atender apenas pessoas de alta renda, a modalidade de carro por assinatura oferece opções para uma vasta gama de clientes. As empresas – locadoras, montadoras e concessionárias – têm modelos indicados a quem procura desde um carro simples até modelos de alto luxo. Além disso, há diversos veículos voltados a serviços de entrega e transporte.
Atualmente, uma das opções mais baratas é o Renault Kwid. Na Movida, o subcompacto, na versão Zen, tem mensalidades de R$ 1.649,40, no plano de 48 meses com 1 mil km de franquia.
Na outra ponta, estão os modelos da Audi. A marca alemã anunciou que, a partir de agora, os clientes podem fazer o pagamento da mensalidade também por meio de cartão de crédito, além da forma tradicional, por boleto. Com isso, ela se equipara à Ford, que já oferece a opção em seu programa Ford Go.
O maior benefício de ter a mensalidade debitada automaticamente no cartão é que, dessa forma, o cliente passa a acumular pontos. E, com isso, pode obter vantagens adicionais, como troca por produtos e passagens aéreas, por exemplo, a depender do programa de pontos do cartão.
De acordo com a Audi, só no primeiro semestre deste ano o programa já alcançou o volume do ano passado inteiro. A expectativa é de fechar 2023 com 150 contratos, ante 61 celebrados em 2022 e 27 em 2021. O programa Audi Signature foi lançado em 2020, ainda como um projeto-piloto na cidade de São Paulo.
Segundo a marca, a expectativa é a de que os números mantenham a trajetória ascendente. “Nosso foco principal é a venda de veículos, mas temos um perfil diversificado de clientes e queremos proporcionar a eles essa opção para conhecer os nossos produtos”, diz o diretor de vendas da Audi do Brasil, Diego Borghi. “O crescimento do Audi Signature no País é reflexo do movimento global pelo uso em vez da posse, que atinge vários setores e vem se consolidando também no segmento de veículos premium”, complementa.
Na modalidade Audi Signature, a marca alemã oferece toda a sua gama em contratos de 18 a 36 meses. As opções começam em R$ 6.245 por mês, para o A3 Sedan S Line, e chegam a R$ 22.140 mensais, para o esportivo elétrico RS e-tron GT.
A Audi ainda oferece a possibilidade de assinatura de automóveis blindados, uma opção a quem procura mais segurança no dia a dia e sem preocupações com desvalorização do modelo.
A Mitsubishi também dispõe de veículos blindados. Por meio de seu programa Mit Assinatura, um Eclipse Cross HPE blindado sai por R$ 7.045 mensais, no plano de 36 meses com franquia de 1 mil km. No caso de um Pajero Sport HPE, também blindado, a mensalidade sobe para R$ 11.045.
Além de automóveis de passeio, veículos destinados a trabalho também estão disponíveis na modalidade de assinatura. A Ford Go, por exemplo, oferece a van Transit em diversas opções, incluindo a versão furgão, destinada a transporte de cargas, e a Minibus, para passageiros. As opções partem de R$ 6.535 por mês, para o plano de 36 meses e franquia de quilometragem mensal de 2 mil km. Considerando que um veículo de utilização comercial tem uso mais intenso do que um carro destinado a uso particular, o interessado precisa ficar atento à franquia contratada. Caso o veículo rode mais que o estipulado em contrato, é necessário arcar com um adicional por quilômetro rodado.
No Flua!, programa de assinatura da Fiat e Jeep, um furgão Fiat Fiorino tem mensalidades de R$ 2.979 no plano de 36 meses, com 2 mil km de franquia. Já o furgão Fiat Scudo Cargo parte de R$ 4.839 por mês para o plano de 36 meses e 1 mil km de franquia.
Além dos programas oficiais das montadoras, várias concessionárias aderiram ao modelo de negócio, de olho na perspectiva de crescimento da modalidade, no Brasil e no mundo. Segundo a consultoria Data Bridge Market Research, o mercado mundial de assinatura de veículos deve crescer 14% ao ano e atingir US$ 12,2 milhões até 2028.
No Distrito Federal, o Grupo V12 Motors, embora represente as marcas Volkswagen, Suzuki e Royal Enfield, oferece assinaturas de modelos de diversas montadoras. A empresa informa que a modalidade ganhou relevância durante a pandemia e segue com resultados promissores.
Segundo o grupo, mais do que uma simples transação, a modalidade representa uma mudança de comportamento do consumidor. Para atender à demanda, a empresa investiu na digitalização da operação, com o objetivo de liderar a modalidade de assinatura de veículos na região Centro-Oeste. Para Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada para alcançar essa liderança. “Ao disponibilizar a assinatura de veículos 100% online, sem fronteiras geográficas, democratizamos o acesso a automóveis”, diz, referindo-se à possibilidade de alcançar clientes de qualquer região.
Em São Paulo, o Grupo Osten – que representa várias marcas do segmento premium – já está oferecendo o BYD Dolphin, modelo 100% elétrico que acaba de ser lançado no Brasil. Por meio de seu programa Go Signature, o modelo pode ser assinado por R$ 4.185, em contrato de 48 meses.
Saiba mais sobre essa modalidade no canal Carro por Assinatura.