O Parque da Mobilidade Urbana, evento realizado em São Paulo nos dias 13 e 14 de junho, além de promover debates sobre o tema e permitir experiências imersivas, também reconheceu e premiou as principais iniciativas do setor.
Leia também: Experiências com novos modais e interatividade atraem o público
Durante a celebração foram distribuídos troféus e títulos de menção honrosa aos premiados. Confira a lista completa dos ganhadores a seguir.
A Enel X, representada na figura do diretor Carlos Eduardo Souza, recebeu menção honrosa pelo seu esforço em construir a maior frota de ônibus elétrico no Brasil, localizada em São Paulo capital.
A iniciativa “Milhas urbanas para redução de carbono” também recebeu reconhecimento como uma das melhores a favor da mobilidade sustentável. O CEO da Ecomilhas, Lucas da Silva Nicoleti, subiu ao palco para receber a menção honrosa.
Por fim, o vencedor desta categoria foi o projeto “Naporta, entregamos de tudo, para todos”. Sanderson Pajeú, CEO da iniciativa, receber as honras em nome de sua equipe.
Ao mesmo tempo, os atores públicos que receberam menção honrosa por seus esforços na área mobilidade sustentável foram os Correios e a cidade de Sorocaba. Os respectivos projetos são a aquisição de bicicletas elétricas e a iniciativa “Sorocaba, cidade amiga dos ciclistas”.
Frank Schneide Carvalho de Moura, diretor de operações dos Correios, Sérgio Rosumek Barretos, diretor presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes) e Carlos Eduardo Paschoini, secretário de Mobilidade do município, receberam os prêmios.
O vencedor da categoria foi o projeto “Ciclovias nas rodovias estaduais de Mato Grosso”. O representante foi Rafael Detoni, secretário de gestão e planejamento metropolitano SINFRA/MT.
As menções honrosas para iniciativas privadas que inovam na mobilidade foram distribuídas para o “Hub Its: O CCO 360º”, representado pelo CEO Fernando Cesar Bastos Filho, e “Mobilidade em transformação: Pessoas que movem cidades”, entregue para a coordenadora Nathalie do Prado.
Por fim, o maior prêmio da categoria foi concedido a iniciativa “Vaidebus“. O troféu foi entregue para André Francisco Garrido, Co-CEO da empresa.
A revitalização dos pontos de ônibus na região metropolitana de Goiânia foi um dos ganhadores da menção honrosa nesta categoria. Flávia Nascimento Pureza Mello, gerente de políticas de transporte em Goiânia, representou sua equipe.
Ao mesmo tempo, o a iniciativa que usou analytics para monitorar trechos críticos e rever o plano de priorização do transporte coletivo em Porto Alegre também ganhou reconhecimento. Simone Caberlon, técnica em trânsito e transporte e pesquisadora, e Thayane Carvalho, analista de negócios da Scipopulis, foram as representantes que receberam a menção honrosa.
Por fim, as ações do Metrô de São Paulo para o combate à violência contra a mulher obtiveram o maior prêmio da categoria. Gislene Ferreira, analista de desenvolvimento de gestão do Metrô, recebeu as honras.
O Parque da Mobilidade Urbana também reconheceu iniciativas que incentivam a mobilidade ativa, ou seja, o transporte de bicicleta ou a pé.
O projeto “Brasília vida segura”, representado por Vinícius Brum, vice presidente de operações da Falconi, e o “Manual de desenho de ruas do Recife”, presente na figura de Antônio Henrique Cavalcanti, gerente geral de mobilidade humana da autarquia de trânsito e transporte urbano de Recife, receberam as menções honrosas.
Por fim, o grande vencedor dessa categoria foi a iniciativa “Áreas Calmas”. Telma Maria Micheletto, supervisora do departamento de estudos de segurança de modos ativos da Companhia de Engenharia de Tráfico teve o reconhecimento.