Passeio de trem especial de Páscoa inclui gincana ‘caça aos ovos’ em Sorocaba

Viagem é a bordo de um trem histórico. Foto: Vanderlei Zago / Divulgação.

29/03/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos

Uma verdadeira viagem no tempo, com direito a diversão para a criançada. É o que promete o passeio de trem especial de Páscoa da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária.

No sábado (30) e no domingo (31), a entidade promove uma gincana de “caça aos ovos de Páscoa” em uma visita monitorada ao Parque Histórico Municipal da Tecelagem. O passeio é no patrimônio remanescente da Fábrica Santa Maria, uma tecelagem construída pelos ingleses em 1892 na Vila Hortência, em Sorocaba.

Durante o passeio de trem, será possível participar de uma visita com guia às instalações históricas, junto à gincana. A viagem é uma realização da Sorocabana, em parceria com o Instituto Cleusa Prado de Desenvolvimento Social.

As passagens estão disponíveis por R$ 20 no site da Sorocabana. Assim, o trem especial de Páscoa tem partidas da Estação Paula Souza às 11h, 14h30 e 16h, de onde vai até a Fábrica Santa Maria.

No local, haverá visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado. Em seguida, será a realização da gincana e o trem retorna à estação inicial. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros, sendo 1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta, com duração estimada total de 1 hora.

Passeio histórico

Quem embarcar nessa viagem estará a bordo de uma locomotiva diesel (nº 3036) e carro de passageiros (EFS Mafersa – “Superluxo”) históricos. Além de se divertir com a criançada, vai descobrir porque Sorocaba recebeu o nome de “Manchester Paulista”.

As crianças de até seis anos, no colo de um adulto pagante, têm gratuidade. De acordo com a Sorocabana, a receita arrecadada com os ingressos será revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da cidade.

A Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos constituída em Sorocaba em abril de 2014. Com o objetivo da preservação histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Além disso, a entidade é implantadora do Trem dos Operários, um projeto de trem turístico-cultural ligando Sorocaba a Votorantim. Portanto, é responsável pela recuperação da ferrovia que liga as duas cidades, e do Centro de Memória Ferroviária, um museu ferroviário a céu aberto na antiga Estação Paula Souza, onde também fica a sua oficina de manutenção e restauração.