Pé na estrada em família

Foto: Getty Images

07/10/2020 - Tempo de leitura: 4 minutos, 23 segundos

Depois de muitos meses sem colocar o pé para fora de casa, muita gente está sentindo a necessidade física e mental de mudar de ares. Como o cenário ainda inspira cautela, as viagens curtas — para locais mais isolados, com poucas pessoas por metro quadrado — têm se mostrado uma alternativa de lazer interessante. 

Esses deslocamentos feitos de carro, considerado atualmente um dos meios de transporte mais seguros para evitar a contaminação pela covid-19, incluem roteiros mais econômicos a destinos próximos, de um dia ou final de semana. São passeios que ajudam a recarregar as baterias e ainda favorecem a retomada do turismo doméstico, um dos setores mais impactados com a pandemia.

De acordo com a Veloe, unidade de negócios da Alelo especializada em pagamentos automáticos em pedágios e estacionamentos, o tráfego em pedágios apresentou crescimento de 41% durante a última semana de agosto, em comparação à última semana antes do início da quarentena (15 a 22 de março).

Desse total, 25% são veículos de passeio, o que mostra uma percepção de melhora no contexto da pandemia. Só no último feriado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), os turistas optaram por fazer deslocamentos mais curtos e dentro da própria região — em alguns lugares, a taxa de ocupação chegou a atingir 90%.

Na estrada, mais fluidez, economia e tranquilidade

As viagens mais curtas podem ser ainda mais econômicas. Por isso, o planejamento — ou seja, colocar todas as contas na ponta do lápis, dos gastos com o carro até a hospedagem — é essencial. Observe dicas de ouro para que o passeio seja um sucesso, seguro e sem surpresas no bolso:

  1. Tente fazer a reserva de hospedagem (se for o caso), com antecedência;
  2. Considere a distância entre a sua casa e o destino final;
  3. Revise o carro. A manutenção preventiva oferece maior segurança dos viajantes e sai bem mais em conta do que lidar com imprevistos na estrada, principalmente se tiver que consertar grandes problemas;
  4. Calcule os gastos com combustível – planeje as paradas para abastecer nas estradas. Leve em conta que esses postos costumam praticar preços mais elevados, pois são a única opção de abastecimento em um raio de muitos quilômetros;
  5. Vai fazer algum stop no meio do caminho? Dependendo do roteiro, algumas estradas levam a cidades turísticas, com lazer e consumos típicos, que podem ser mais caros.

Com Veloe, mais segurança e menos filas em pedágios

Nos pedágios, os adesivos de pagamento automático são atualmente considerados a alternativa mais ágil e segura de levantar as cancelas. “Eles têm se mostrado os preferidos pelos motoristas, facilitando a vida de quem está fazendo a retomada gradual de suas atividades, seja a trabalho ou lazer”, avalia Marcelo Costa, executivo responsável pela marca, que também faz parte da Alelo.

Confira 8 benefícios do adesivo Veloe:

  1. Dispensa o contato humano e o manuseio de dinheiro e com cartões, sendo uma forma segura de evitar o contágio por covid-19;
  2. É aceito em todas as rodovias pedagiadas do Brasil e em mais de 340 estacionamentos;
  3. Para estradas, tem planos* a partir de R$14,90, além de 12 mensalidades grátis;
  4. É fácil de usar: basta colar no veículo e ativar pelo site ou aplicativo;
  5. Promove ganho de tempo, pois não precisa parar em filas;
  6. Não precisa ter troco e dinheiro em espécie;
  7. Dá para controlar melhor os gastos: o pagamento é feito na fatura do cartão de crédito, na data adequada para o bolso;
  8. Pelo celular, dá para contabilizar todos os pedágios na fatura, sem se preocupar com tickets e papéis.

Dê o play para uma road trip muito mais animada

Além de descomplicar,  Veloe — que  nasceu há mais de dois anos já 100% digital — busca sempre oferecer as melhores experiências aos seus clientes em todas essas novas plataformas. Prova disso é o seu canal do Spotify, lançado no ano passado, o que mostra o pioneirismo e modernidade da marca indo além da abertura de cancelas para tornar qualquer tipo de trajeto muito mais agradável. 

São trilhas para toda a família, que atendem a todos os estilos e gêneros musicais — elas vão do pop animado, eletrônica até as mais relax, passando por aquelas músicas que não podem faltar nas datas comemorativas.  O perfil Veloe no Spotify atualmente dispõe de 15 playlists, com média de 50 músicas , bem diversificadas, com centenas de artistas. 

Fique atento a esses cuidados na hora de viajar

  1. Use sempre máscaras de proteção, de preferência as com espaço para filtros de papel, que podem ser usadas por mais tempo;
  2. Tenha sempre em mãos álcool em gel 70% para utilizar sempre depois de tocar em superfícies, quando não for possível lavar as mãos;
  3. Beba bastante água e sucos, especialmente se as temperaturas estiverem elevadas;
  4. Consuma alimentos leves, como frutas, para evitar enjoos.

* Planos e seus benefícios em www.veloe.com.br