Perdi o Bilhete Único: o que fazer?

O usuário que perder, for roubado ou ter um extravio, não precisa apresentar boletim de ocorrência. Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

20/01/2025 - Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos

Na correria do dia a dia levamos diversos itens que nos acompanham em nossos compromissos: chave da casa e do carro, carteira, documentos, celular, entre outros. E um destes itens que nos acompanham todos os dias é o Bilhete Único. É um dos cartões que facilita nosso deslocamento pela capital paulista e pela região metropolitana de São Paulo.

E quando damos conta de que perdemos o Bilhete Único, o que fazer? O Mobilidade Estadão preparou algumas dicas para você saber como proceder em caso de perda do seu cartão de transporte. Confira a seguir:

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Perdi o Bilhete Único. E agora?

Caso você tenha perdido, foi furtado(a) ou roubado(a), teve um extravio, falha ou quebra de cartão, basta acessar a página de atendimento da SPTrans, ligue no Portal 156 da Prefeitura ou, então, dirija a um dos postos de atendimentos da SPTrans e apresente um documento com foto para solicitar o cancelamento.

Na lista abaixo, diversos terminais de ônibus espalhados na capital fazem este e outros procedimentos, e funcionam das 06h às 22h. Confira:

  • Terminal Água Espraiada;
  • Terminal A E Carvalho;
  • Terminal Aricanduva;
  • Terminal Bandeira;
  • Terminal Campo Limpo;
  • Terminal Capelinha;
  • Terminal Cidade Tiradentes;
  • Terminal Grajaú;
  • Terminal Guarapiranga;
  • Terminal Lapa;
  • Terminal Pinheiros;
  • Terminal Pirituba;
  • Terminal Pq. Dom Pedro;
  • Terminal Sacomã;
  • Terminal Santo Amaro;
  • Terminal São Miguel;
  • Terminal Sapopemba;
  • Terminal V. Carrão;
  • Terminal V. Nova Cachoeirinha;
  • Terminal V. Prudente;
  • Terminal Varginha.

Além destes, consulte os outros Postos de Venda e Atendimento. Se você é de outra região, ligue na CPTM nos números: 0800 055 0121 (das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h) ou 0800 011 0156 (Atendimento 24h).

Como emitir a segunda via do Bilhete Único?

O usuário que perdeu o Bilhete Único e precisa emitir a segunda via paga uma taxa que corresponde a 7 tarifas vigentes, no valor de R$ 35, em dinheiro. Após realizar o pagamento, o cancelamento e a transferência dos créditos são finalizados em um prazo de 72 horas.

Não é necessário apresentar boletim de ocorrência para a emissão da segunda via. Mediante o cumprimento do prazo, o usuário retorna ao posto de atendimento para receber a segunda via, validar o bilhete e restituir os créditos nas máquinas de recarga.

Quem não precisa pagar a segunda via?

O usuário que utiliza gratuidade do Bilhete Único Comum Personalizado e possui entre 60 a 64 anos está isento da taxa de 7 tarifas vigentes, ou seja, R$ 35.

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