Porto Alegre lança Plano de Ações Climáticas com ações para redução da emissão de carbono

Junto com o PLAC, Prefeitura de Porto Alegre também publicou Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Foto: Reprodução/EBC

Há 3 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 29 segundos

Porto Alegre lançou o Plano de Ações Climáticas (Plac) para a cidade. O documento possui medidas para diminuir e controlar a emissão de gases do efeito estufa e evitar novas catástrofes ambientais na região. Ao todo, o projeto apresenta 30 ações; cinco delas, voltadas especificamente para o transporte. O Plac, lançado no final de setembro, também inclui orientações para situações de eventos climáticos extremos.

Entre maio e abril, o Rio Grande do Sul foi afetado por fortes chuvas em grande parte do Estado. Em quase um mês, cerca de 471 cidades sofreram com as inundações em um desastre que também matou mais de 170 pessoas. Por conta do alagamento e destruição, as chuvas também obrigaram 600 mil gaúchos a mudarem de casa.

As ações estão divididas em três eixos: POA Baixo carbono, POA Resiliente e POA Verde e Azul. As medidas voltadas para o transporte incluem incentivo ao uso de veículos de baixa emissão e ao transporte coletivo público. Além disso, elabora melhorias do trânsito e incentivo ao transporte ativo.

Leia também: Ônibus elétrico chinês entra em operação em Porto Alegre

Conforme o texto, a gestão local pretende reformular e reestruturar o sistema de transporte coletivo. Com isso, também planeja ampliar a frota de veículos de baixa emissão com ônibus elétricos, por exemplo. Outra medida prática é a expansão da infraestrutura cicloviária, com a construção de novos espaços para ciclistas e, também, de passeios públicos e calçadas acessíveis.

Plano de Ações Climáticas

Conforme a definição da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), um Plac é um estudo que auxilia a remediar problemas que desafiam a gestão das cidades. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, através da Análise de Risco e Vulnerabilidade, as principais ameaças climáticas para a região incluem situações como inundações, tempestades, deslizamentos, ondas de calor, secas e vetores de arboviroses.

De acordo com a prefeitura, 13 ações do Plac já estão em andamento. Dentre elas, está a contratação de serviços para monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico de Porto Alegre. Além disso, também abriram a licitação para a emissão de alertas e boletins informativos.

Junto com o lançamento do Plac, a gestão também deu início ao processo de elaboração do plano de preparação e mitigação de desastres climáticos. O plano também inclui a atualização do plano de contingência local. Outras ações como a instalação de sensores e réguas para alerta de riscos, a contratação do monitoramento da qualidade do ar e a ampliação da arborização e áreas de sombreamento já estão em andamento também.