Porto Alegre terá passe livre em ‘Dia D’ da vacinação contra gripe

As unidades de saúde da cidade estarão abertas para aplicação das vacinas das 9h às 18h. Foto: EPTC/Divulgação

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 41 segundos

Porto Alegre terá passe livre em todos os ônibus da cidade neste sábado, 24, para o Dia D de vacinação contra a gripe. O objetivo da prefeitura da capita gaúcha é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, de crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.

Os ônibus vão funcionar em horário de sábado, como normalmente. A diferença é a catraca liberada, uma forma de estimular toda a população a tomar a vacina contra a influenza.

Leia também: Tarifa zero na Grande São Paulo é possível? Especialista responde

Porto Alegre terá ‘Dia D’ para vacinar toda população

O decreto foi divulgado no Diário Oficial de Porto Alegre nesta segunda-feira, 19, com assinatura do prefeitura Sebastião Melo (MDB). A cidade tem uma lei que institui como Dia do Passe Livre as datas de campanhas de vacinação de grande relevância e alcance – os “Dias D”.

As unidades de saúde da cidade estarão abertas das 9h às 18h. A vacina está disponível para todas as pessoas com mais de seis anos. Ou seja, mesmo quem não é de um dos grupos prioritários deve se vacinar.

 Segundo a Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre, foram registrados 34 óbitos por síndrome respiratória aguda grave na cidade. Outros 129 casos seguem em investigação. A faixa etária com maior número de casos é de 0 a 4 anos, com 42,3% das notificações. Em seguida, são as pessoas com 60 anos ou mais, com 36% do total de notificações.

A estatística é cumulativa, com dados a partir de 29 de dezembro de 2024 até 10 de maio.

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. A campanha de vacinação começou em 7 de abril. Até terça-feira, 20, foram aplicadas 313.762 doses. Do total, 144.502 foi nos grupos prioritários, totalizando 36,58% da meta atingida, que é de 395.061 pessoas nos três grupos.