Prefeitura de São Paulo lança aplicativo para transporte individual de passageiros

MobizapSP, novo aplicativo de transporte da prefeitura de São Paulo, não irá cobrar tarifa dinâmica dos passageiros. Foto: Getty Images
Daniela Saragiotto
10/03/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 13 segundos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), anunciou o lançamento, na última quinta-feira (09/03), do MobizapSP, um aplicativo próprio para transporte individual de passageiros para concorrer com empresas como Uber e 99.

O app de mobilidade urbana ainda não está rodando, pois está em fase de cadastro dos profissionais na plataforma. Após esse processo, o próximo passo será liberar o acesso para a população, que poderá baixar o aplicativo por meio dos sistemas operacionais Android e iOS.

Tarifa fixa

Um diferencial importante é que o MobizapSP não terá tarifa dinâmica, o que, segundo a prefeitura, pode tornar os preços mais baratos que os aplicativos privados durante horários de pico. Isso porque não haverá cobrança da chamada tarifa dinâmica.

Já em relação aos motoristas, o órgão informou que a taxa de administração cobrada para operar a plataforma é fica, no valor de 10,95%, sendo que o motorista recebe 89,05% do valor pago pelo passageiro. A prefeitura não divulgou, ainda, os valores pagos por km rodado.

A criação do appp é uma resposta da gestão pública da capital paulista em relação à regulamentação das empresas do transporte por aplicativo e de entregas, que está em discussão desde o ano passado.

Leia mais: Regulamentação dos motoristas de aplicativo no centro do debate

Leia a matéria original veiculada pelo Estadão clicando aqui