Recentemente, a empresa especializada em informações sobre o trânsito TomTom Global Traffic publicou seu relatório anual que identifica as cidades com o pior trânsito do mundo.
O Estadão Summit Mobilidade será online e gratuito. Inscreva-se agora!
Moscou, a capital da Rússia, aparece em primeiro lugar na lista. A cidade também figurou entre as primeiras posições de levantamentos realizados em anos anteriores. Para a construção do ranking, a TomTom avaliou 416 municípios, em 57 países em seis continentes.
O índice de tráfego classifica o nível de congestionamento urbano por meio de cálculos que levam em conta o tempo de viagem da população em relação à distância a ser percorrida.
E, por meio de análises posteriores, a partir de registros diários, a empresa é capaz de determinar o fluxo contínuo da região em diferentes horários — os mais e os menos movimentados.
Na última pesquisa, 10 cidades aparecem com porcentagens elevadas com relação ao nível de congestionamento em diversos horários. O Brasil ficou na 24ª posição, com Recife. A capital pernambucana teve um aumento de 37% em relação aos outros índices. Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador também estão na lista em posições anteriores à 100ª.
O estudo conseguiu apurar uma grande diminuição do fluxo em aproximadamente 387 cidades em meio à pandemia de coronavírus. Contudo, 13 cidades continuam em situação preocupante, já que apresentaram aumento de congestionamento no último ano.
Capitais e municípios com níveis populacionais elevados estão no topo do ranking. Confira!
Apesar de ter tido uma queda de 5% com relação a 2019, a capital da Rússia ainda sofre com seus elevados níveis de congestionamento.
Na índia, a cidade de Mumbai aparece na segunda posição, com 53% em seu nível de congestionamento em 2020, com 133 dias de trânsito calmo na região.
A capital da Colômbia ainda tem 53% de fluxo constante de congestionamento. Houve uma queda de 15% em relação ao ano de 2019.
Em Manila, houve queda de 18% com relação ao levantamento feito em 2019. Entretanto, a cidade ainda figura em uma das piores posições do ranking geral.
A capital da Turquia também apresentou uma certa melhora em seu trânsito com relação a períodos anteriores. Contudo, Istambul ainda é considerada uma das cidades com piores trânsitos no mundo.
Em comparação ao ranking de 2019, Bangalore, na Índia, apresentou 20% de congestionamento a menos, com 147 dias de nível mais baixo. No entanto, a cidade ainda figura com 51% em seus níveis de tráfego e é uma das cidades com pior trânsito no mundo.
51% do nível de congestionamento foi detectado na capital da Ucrânia. Foram cerca de 48 dias em 2020 com o trânsito mais controlado na região.
A capital indiana ficou 64 dias, em 2020, com um fluxo mais baixo de congestionamento, apresentando 9% de queda em comparação ao índice de 2019.
A cidade russa apresentou 45% de nível de congestionamento no ano de 2020. No entanto, ela se mantém estável no levantamento com relação ao ano anterior.
Entre as cidades com o pior trânsito no mundo todo está a capital tailandesa, com 44% de nível de congestionamento.
Fonte: TomTom.