Está pensando em começar a pedalar ou já começou e quer entender mais sobre o assunto? Existem diversos cursos para ciclistas, iniciantes ou profissionais.
Por exemplo, o Ciclismo e Lazer é o novo curso gratuito disponível na plataforma EAD Sesc Digital. A abordagem é voltada ao uso da bicicleta como forma de lazer, prática esportiva, deslocamento e viagens.
O conteúdo é desenvolvido e apresentado pelo cicloativista Willian Cruz. O profissional é idealizador do site Vá de Bike e pedala há mais de 20 anos. O curso é fruto de uma parceria com a Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo do Sesc São Paulo.
“Se você tem interesse em utilizar a bicicleta em passeios pela cidade, alinhado a uma prática esportiva, e quer saber mais sobre as possibilidades de viagens, esse curso é um grande aliado”, afirma Cruz.
Ao todo, são seis aulas de cerca de 20 minutos. O conteúdo inclui a trajetória histórica da bicicleta. Assim, passa por grupos de ciclistas, modalidades esportivas de pedal, cicloturismo e estruturas para a circulação segura.
Com isso, os alunos terão acesso a vídeos e materiais complementares com artigos, referências de leituras, filmes e outros conteúdos que enriquecem a pesquisa sobre o tema. De acordo com o Sesc, a ideia é mostrar que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, pode aderir a essa prática.
Além disso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo oferece o Pedalar com Segurança. De acordo com a Prefeitura, o curso também é gratuito e pode ser feito a distância ou de forma presencial. As inscrições podem ser feitas por meio do e-mail dco2@cetsp.com.br.
O objetivo é abordar os aspectos de trânsito, reforçando dicas de segurança para o tráfego. Além disso, as aulas reforçam a importância da bike como um exercício físico.
Entre os pontos abordados no curso da CET estão equipamentos de segurança e manutenção da bicicleta. Quem busca conhecer mais sobre o que o Código de Trânsito Brasileiro diz sobre as bicicletas, também terá conteúdo a respeito do tema.
A CET também explica técnicas e exercícios de frenagem, equilíbrio, mudanças de marchas. Por fim, o curso traz aspectos relacionados à saúde do ciclista, como postura corporal, alimentação, necessidade de reconhecimento e alongamento.
Para quem tem interesse em ir além no pedal e aprender mais sobre Montain Bike, existem também cursos online sobre o tema. Por exemplo, o ciclista Marconi Ribeiro oferece aulas com dicas e técnicas. Além de ser atleta, ele é treinador e campeão Brasileiro na Categoria.
O curso traz conhecimento sobre ciclismo, ajuda a melhorar o pedal, traz dicas de performance e rendimento para pedais longos e provas. Além disso, as aulas abordam a maneira correta de pedalar, como ter menos fadiga, melhorar as técnicas de subida, descida e equilíbrio.
Embora esta opção não seja gratuita, o curso está disponível para compra pela internet para ser feito em casa. São 222 aulas, além de módulos extras.