Robotáxi: Uber fecha parceria com Nuro e Lucid para oferecer carros autônomos no aplicativo

Empresa ainda não divulgou primeira cidade a receber o robotáxi. Foto: Uber/Divulgação

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 2 minutos, 4 segundos

A Uber anunciou uma parceria estratégica com as empresas Lucid e Nuro para lançar um novo serviço de robotáxis. O objetivo é oferecer viagens em carros autônomos por meio do próprio aplicativo da empresa. De acordo com a Uber, a iniciativa deve começar no próximo ano em uma grande cidade dos Estados Unidos. A empresa ainda não divulgou o nome da cidade.

Leia também: ‘Carro voador’: conheça o modelo híbrido de sete lugares

O plano é implantar 20 mil veículos Lucid equipados com o sistema de direção autônoma Nuro Driver nos próximos seis anos. A operação do robotáxi deve ocorrer pela própria empresa ou por parceiros terceirizados e estarão disponíveis exclusivamente pela plataforma. Aliás, o primeiro protótipo da frota já circula em ambiente fechado nos centros de testes da Nuro, em Las Vegas.

Robotáxi da Uber

O serviço combina a arquitetura veicular da Lucid Gravity, a tecnologia de direção autônoma de nível 4 desenvolvida pela Nuro e a infraestrutura global de gestão de frota da Uber. Por isso, o resultado promete ser uma experiência integrada, com foco em conforto, segurança e escalabilidade. A Uber também prevê investimentos de centenas de milhões de dólares nas duas parceiras.

“Estamos empolgados com esse novo programa de robotáxis, criado especialmente para a nossa plataforma, que vai permitir levar a direção autônoma com segurança para mais pessoas no mundo todo”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

A tecnologia que dará vida ao serviço é o Nuro Driver, sistema baseado em inteligência artificial e sensores de última geração. Ele é capaz de operar veículos de forma totalmente autônoma, com testes por mais de cinco anos em diversas cidades dos Estados Unidos. Além disso, o modelo Lucid Gravity tem autonomia estimada de 725 km que contribui para reduzir paradas para recarga.

A Lucid será responsável por fabricar os veículos já com o hardware necessário, que depois receberá o software da Nuro. Além disso, o projeto também contará com uma validação de segurança, com testes simulados, em pistas fechadas e em vias públicas monitoradas.

Para a Uber, essa iniciativa representa um passo importante para transformar a mobilidade urbana e abrir novas possibilidades para o futuro do transporte.

Leia também: Uber para idosos chega ao Brasil; saiba como funciona