BRT Radial Leste: saiba como será o futuro corredor de ônibus na zona leste de SP

O primeiro trecho do BRT Radial Leste será da Estação Penha do Metrô e da CPTM até o Terminal Parque Dom Pedro II. Ilustração: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 2 minutos, 58 segundos

Devido às obras do futuro BRT Radial Leste, desde o dia 20 de janeiro, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) da Prefeitura de São Paulo interditou parcialmente duas faixas da esquerda da Av. Alcântara Machado, entre as ruas da Figueira e Wandenkolk, na região da Mooca, bairro da zona leste da capital paulista.

Neste trecho serão construídos os corredores exclusivos do Trecho 1 do futuro BRT Radial Leste. BRT é abreviação de Bus Rapid Transit, que em português significa Ônibus de Trânsito Rápido. A operação do futuro corredor está prevista para começar a funcionar em fevereiro de 2026. Para a implantação do BRT Radial Leste, a Prefeitura de São Paulo prevê um investimento de R$ 385,9 milhões.

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O projeto do futuro BRT Radial Leste prevê o trajeto do Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Prof. Miguel Russiano, no bairro da Penha. Lá, o BRT fará conexão com a Estação Penha, da Linha 3 -Vermelha do Metrô. E futuramente com as novas estações Penha das futuras Linha 2 -Verde do Metrô e da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Como será o BRT Radial Leste?

A nova via exclusiva para ônibus terá 9,8 km de extensão e transportará, segundo afirma a Prefeitura de São Paulo, cerca de 400 mil passageiros por dia, o que poderá melhorar a mobilidade dos moradores da zona leste da cidade

Com a implantação do BRT, os ônibus que transitarão pelo corredor poderão trafegar com maior velocidade, chegando, segundo cálculos da Prefeitura, a 26,7 km/h no sentido centro e 29 km/h no sentido bairro.

O aumento da velocidade dos coletivos poderá significar redução de até 30 minutos no tempo de deslocamento dos passageiros em relação às viagens realizadas atualmente por ônibus que transitam pela Radial Leste.

O novo modal tornará o transporte público mais eficiente e atrativo, contribuindo para a mobilidade urbana na região.

A Prefeitura informa que com a implantação do BRT, o usuário chega ao destino mais rápido até o centro ou o bairro, economizando em até 30 minutos. Ilustração: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O projeto da Fase 1 do futuro BRT Radial Leste prevê 12 paradas com plataformas de embarque acessíveis. Além de melhorias no paisagismo da região por onde o BRT irá circular, o projeto contempla semáforos inteligentes e uma ciclovia equipada com totens de segurança com botões de alarme, câmeras de vídeo e um sistema que, em caso de emergência, fará contato com o Centro de Controle Operacional.

Futuramente, o trecho 2 do BRT contará com mais 10 km de extensão, partindo da Estação Penha em direção ao novo Terminal Itaquera.

Nova parada temporária de ônibus na Radial Leste

Em virtude das obras de construção do BRT Radial Leste, e para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, a SPTrans (São Paulo Transporte) transferiu o ponto de ônibus do lado esquerdo da Avenida Alcântara Machado, na altura do n.º 35, próximo à Rua da Figueira, para o n° 91, na mesma avenida, no lado direito.

O ponto de referência é o Centro de Acolhida de Adultos II – Alcântara Machado. As linhas de ônibus que trafegam pela região não terão seus itinerários alterados.

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