Saiba mais sobre o transporte coletivo de Uberaba

Ônibus de Uberaba conta com elevadores para acesso de PCDs e pessoas com mobilidade reduzida. Foto: Enerson Cleiton/Divulgação Prefeitura de Uberaba
Daniela Saragiotto
07/11/2022 - Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos

O Estado de Minas Gerais possui pelo menos dois cases de cidades que estão investindo para para tornar a mobilidade inclusiva para todas as pessoas: Uberaba e Uberlândia. 

Assim, segundo a Superintendência de Transporte Público de Uberaba, 100% da frota, o equivalente a 115 veículos em circulação atualmente, é acessível. Ou seja, o transporte coletivo de Uberaba é um exemplo de inclusão.

Isso inclui linhas convencionais, com ônibus dotados de plataforma (elevador), ou mesmo os corredores com sistema BRT, com embarque em nível e estações com rampas de acessibilidade.

Leia também: Para reduzir barreiras

Pioneira

Além do transporte coletivo de Uberaba, outro bom exemplo vem de Uberlândia, a segunda maior cidade mineira, que foi a primeira do Brasil a ter a frota de ônibus 100% adaptada.

Por conta dessa e de outras iniciativas o município recebeu, em 2012, o Certificado de Boas Práticas em Transporte da ONU Habitat. Todos os ônibus do transporte coletivo de Uberlândia contam com elevadores e layout interno adequados.

Já os terminais de ônibus possuem rampas e elevadores de acesso, para que os deslocamentos sejam mais seguros e autônomos.

Calçamento e transporte particular

Uberlândia também possui táxis acessíveis e veículos adaptados, que oferecem o serviço de transporte aos passageiros com deficiência. 

Nas calçadas da cidade, foram instaladas em torno de 5 mil rampas para facilitar a locomoção dos cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

Além disso, todos os prédios públicos municipais da cidade são acessíveis, bem como os eventos realizados pelo município.