Táxi em SP: veja prazos para mudança de tarifa dos taxímetros e como fazer alteração

Novos preços passaram a vigorar no táxi de SP a partir de 11 de agosto. Foto: Divulgação/Estado de São Paulo

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 56 segundos

Os taxistas da cidade de São Paulo terão entre 18 de agosto e 20 de outubro para realizar a mudança de tarifa dos taxímetros. Isso ocorre conforme o cronograma definido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). O órgão é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

Leia também: Táxi na cidade de São Paulo vai aumentar

Medidas para regularizar

A atualização deve ocorrer exclusivamente em oficinas permissionárias credenciadas, autorizadas pelo Ipem-SP para executar serviços em taxímetros no exercício de 2025. Entre as exigências técnicas e administrativas estão a apresentação da documentação original e válida, como o Alvará de Estacionamento, e o último Certificado de Verificação do Ipem-SP. Além disso, é preciso retirar os lacres e selos substituídos.

Aliás, o Ipem-SP também cobra a lacração do equipamento com etiqueta “reparado” e o lacre azul numerado do Inmetro. Os taxistas devem ainda fixar uma etiqueta adesiva numerada no canto inferior direito do para-brisa, visível ao passageiro.

As oficinas também deverão registrar todas as alterações no Portal PSIE, informando a numeração da etiqueta adesiva. Após o prazo, as etiquetas não utilizadas devem ser devolvidas em até cinco dias às Delegacias Regionais do Ipem-SP.

Táxi em SP tem prazo para regularização

Quem perder o prazo só poderá regularizar a situação na data de vencimento do alvará, diretamente com a oficina. Por outro lado, será necessário comparecer ao Posto de Verificação de Taxímetro Capital do Ipem-SP, na Rua Soldado Américo Rodrigues, 19, Parque Novo Mundo. O agendamento pode ser feito pelos telefones (11) 2178-2161, 2178-2162 ou pelo e-mail mlfta@ipem.sp.gov.br.

O Ipem-SP reforça que todos os taxistas devem realizar a mudança antes da verificação do taxímetro. Para denúncias ou dúvidas, a Ouvidoria do Ipem-SP atende pelo telefone 0800 013 05 22 (segunda a sexta, das 8h às 17h), pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou pelo formulário disponível no site www.ipem.sp.gov.br.

Leia também: Motos da PM e da Guarda Civil ganham câmeras com reconhecimento de placas em SP; veja como funciona