Trem da Linha 7-Rubi com nova identidade visual. Foto: Divulgação / TIC Trens
Hoje, 26 de novembro, a TIC Trens assume a concessão de 30 anos da Linha 7-Rubi, com compromisso de modernizar as 17 estações da linha e implantar o Trem Intercidades (TIC) do Eixo Norte, ligando São Paulo à Campinas, e Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí e Campinas.
A ligação entre a capital e Campinas pelo Trem Intercidades será direta e sem paradas, já o Trem Intermetropolitano, ligando Jundiaí e Campinas terá paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Leia também: Expansão da Linha 2-Verde do Metrô de SP será escavada com o maior ‘tatuzão’ da América Latina
O investimento total para a implantação do TIC, que deve começar em 2031, e do TIM, previsto para 2029, deve ser de R$ 14,2 bilhões, gerando até 10,5 mil empregos diretos e indiretos segundo a operadora.
A Linha 7-Rubi servirá de base de operações para a TIC Trens, que deve modernizar as estações e linha a partir de maio de 2026. Hoje, a linha transporta cerca de 400 mil passageiros por dia durante a semana e possui uma frota de 30 trens de 8 carros da série 9500.
Os trens da Linha 7-Rubi receberão uma nova identidade visual interna e externa com as cores institucionais azul, laranja e vermelho escuro. Os vagões possuirão alças pega-mão em dois tamanhos oferecendo mais estabilidade e segurança aos passageiros e melhor uso do espaço. Adesivos de sinalização interna também serão atualizados. Toda a frota deve estar padronizada até o primeiro semestre de 2027.
Leia mais: Caminhão elétrico cruza Brasil de Sul a Norte com 91 recargas
A TIC trens também já adquiriu 21 mil dormentes e 10 km de trilhos para substituição entre dezembro de 2025 e novembro de 2026 da via pemanente.
Além disso, já chegaram ao Porto de Santos os primeiros seis veículos de manutenção importados da China, que reforçam a frota nacional adquirida desde a assinatura do contrato. Ao todo são 40 unidades dedicadas à manutenção e operação do serviço, entre eles os itens de esmerilhadora de trilhos, caminhonetes rodoferroviárias, empilhadeiras rodoviárias, caminhões multifuncionais, retroescavadeiras e pá carregadeira.