A Triumph atingiu o marco de 50 mil motos produzidas em sua fábrica no Brasil. A motocicleta de número 50 mil foi a Tiger 900 GT Aragón, uma edição exclusiva e limitada da bigtrail inglesa. Modelo mais vendido da Triumph no País, a Tiger 900 representa 40% da produção anual da planta localizada em Manaus (AM).
Inaugurada em 2012, produzindo três modelos localmente e com apenas 12 funcionários, a fábrica da Triumph na capital amazonense também atingiu outro marco em setembro. No mês passado, a unidade produziu 1.000 motocicletas, um recorde mensal. “Hoje, temos 80 colaboradores em uma instalação de 2.700 m², com capacidade para produzir até 9 mil unidades por ano”, conta Leandro Oliveira, Diretor Industrial da Triumph Brasil.
A partir do ano que vem, a Triumph também produzirá no Brasil as novas motos de 400 cc, desenvolvidas em parceria com a Bajaj. Focadas no público mais jovem, Speed 400 e Scrambler 400 X devem aumentar ainda mais o volume de produção da marca inglesa em Manaus.
“Além do marco histórico de 50 mil unidades em nossa fábrica de Manaus (AM), este ano até o momento, realizamos a abertura de sete novas concessionárias em todo o país, mantendo em alta o plano de expansão no mercado brasileiro. Para 2024, planejamos manter nossa agressividade no volume de vendas com aumento de marketshare e ações de marketing. Será um ano significativo para a Triumph no Brasil”, destaca Renato Fabrini, General Manager da marca inglesa no Brasil.
Neste ano, a Triumph já emplacou 4.900 unidades. Embora venda apenas modelos acima de 700 cc e caros, a marca inglesa ocupa a 10ª colocação no ranking das marcas.
A edição especial Tiger 900 Aragón chega às concessionárias da Triumph agora em outubro. Inspirada na vitória do piloto espanhol Iván Cervantes no famoso rali Baja Aragón, em 2022, a marca inglesa lança agora no Brasil as novas Tiger 900 Rally Aragón e Tiger 900 GT Aragón.
As duas versões, que se diferenciam pelo tipo e tamanhos das rodas, trazem pinturas e especificações exclusivas. Ambas, porém, usam os mesmo motor de três cilindros, que produz 95 cv de potência e 8,87 m.kgf de torque máximo.
As mudanças mais importantes nas edições Aragón estão, principalmente, no conjunto de suspensão. A GT Aragón Edition tem garfos invertidos de 45 mm da grife italiana Marzocchi, totalmente ajustável, na dianteira. Já na traseira a Tiger 900 com rodas de liga-leve oferece ajuste eletrônico do monoamortecedor traseiro.
Já a Tiger 900 Rally Aragón vem com suspensão dianteira da japonesa Showa. Também austáveis, oferecem melhor desempenho no fora-de-estrada, garante a Triumph.
Barras de proteção do motor são de série nas duas versões da Aragón, porém a Rally também traz protetores no tanque de combustível.
A Tiger 900 GT Edition traz uma pintura exclusiva em três cores: Diablo Red, Matt Phantom Black e Crystal White, além de grafismos diferenciados. O modelo tem preço sugerido a partir de R$ 75.690.
Já a Tiger 900 Rally Aragón apresenta uma roupagem nas cores Matt Phantom Black, Matt Graphite e Crystal White, com detalhes em amarelo. Além dos grafismos, a versão Rally tem um exclusivo assento em duas cores. Seu preço parte de R$ 77.690.