Triumph lança moto em homenagem a Elvis, o Rei do Rock

Com pintura vermelha e a assinatura de Elvis Presley, moto Triumph deve virar peça de colecionador. Fotos: Divulgação/Triumph
Arthur Caldeira
19/06/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 10 segundos

A Triumph apresentou uma novo moto em homenagem a Elvis Presley. A edição especial e limitada da clássica Bonneville T 120 faz referência ao Rei do Rock, que era também fã motocicletas. Batizado de Elvis Presley Edition, o modelo terá apenas 925 unidades produzidas e chega às lojas em julho.

O design da Triumph Bonneville T 120 Elvis Presley buscou inspiração na icônica apresentação do astro “Comeback Special”, de 1968. Com inconfundíveis letras douradas ELVIS, representando luzes do palco, juntamente com a assinatura do cantor, aparecem com destaque no tanque e nos painéis laterais.

Os fãs mais fervorosos ainda encontrarão detalhes que na moto que remetem à história de Elvis. Caso do discreto ‘Taking Care of Business in a Flash’ no para-lama dianteiro. O mantra norteou o trabalho dos membros da Máfia de Memphis (a famosa “Memphis Mafia, que reunia os amigos e profissionais mais próximos de Elvis).

As listras do tanque da Triumph Bonneville Elvis Edition em prata complementam os para-lamas listrados, com detalhes em dourado pintados à mão. Um cromado de alta qualidade foi aplicado a peças cuidadosamente selecionadas, como a ponteira dupla de escapamento.

Esta edição especial oferece aos fãs de motos e música uma oportunidade sem precedentes de possuir a sua própria peça da lenda Elvis Presley. Limitadas a 925 em todo o mundo, as motos apresentam umsuporte de guidão numerado com a assinatura de Elvis Presley gravada a laser.

Com preço de 14.495 libras (cerca de R$ 100 mil), cada exemplar terá um disco de ouro da Sony, com uma capa exclusiva. Também há um um certificado de autenticidade personalizado, assinado pelo CEO da Triumph, Nick Bloor, e Jamie Salter, fundador, presidente e CEO da ABG, Elvis Presley Enterprises.

Elvis e as motos Triumph

Fã de carros e motociclista desde jovem, Elvis Presley tinha uma coleção de veículos de fazer inveja. Alguns, inclusive, ainda estão expostos no museu em que se transformou Graceland, sua mansão em Memphis, nos Estados Unidos. O Rei do Rock, inclusive, foi garoto propaganda e capa da primeira revista da Harley-Davidson direcionado aos clientes da marca, com sua Harley.

Moto Triumph em homenagem ao Rei do Rock, em frente à Graceland, casa do cantor que virou museu em Memphis

Embora fosse associado mais às motos Harley, Elvis já apareceu em filmes pilotando uma Triumph. Como na comédia musical “Stay Away Joe” (Joe é muito vivo, 1968), onde o astro pilota uma Triumph Bonneville 650 ‘Desert Sled’.

Por outro lado, a marca inglesa descobriu que, anos antes, mais precisamente em 1965, Elvis Presley presentou os membros da Memphis Mafia com nove motos Triumph. Depois de descobrir nos arquivos de Graceland os cheques originais da compra, assinados pelo próprio Elvis, confirmou-se que o Rei do Rock comprou nove motos Triumph para andar com os seus amigos mais próximos pelas estradas de Los Angeles.

Conta Jerry Schilling, amigo de Elvis e membro da famosa “Memphis Mafia”, que, certo dia, comprou uma Triumph T120 Bonneville 650. Ao chegar em casa, Elvis pediu-lhe para dar um passeio pelo bairro. Jerry, claro, permitiu.

Elvis testou a moto e ficou impressionado. Tanto que ao regressar pediu ao seu colaborador Alan Fortis para encomendar “uma para cada um dos rapazes, mas tem de ser esta noite!”. A ‘Robertson’, loja Triumph, conseguiu entregar sete motos da marca nessa mesma noite, TR6 e T120 com carburador duplo de alto desempenho.

A fabricante inglesa agora tenta encontrar essas motos, para restaurar e exibir em seu Visitor Centre, espécie de museu da Triumph em Hinckley, Inglaterra. Caso tenha alguma informação sobre o paradeiro de uma destas motos históricas, entre em contato com a Triumph pelo e-mail elvistriumph@triumphmotorcycles.com.