Silvia Penna fala sobre medidas da Uber para Mulheres. Foto / Vitor Queiroz
A Uber revelou nesta terça-feira (28) que passageiras poderão requisitar viagens com motoristas mulheres a fim de se sentirem mais seguras e mais à vontade nas viagens. O projeto começará sendo implementado em Piracicaba, Uberlândia, Curitiba, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Campo Grande no Brasil.
Segundo pesquisa encomendada pela empresa com o Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, mais de 90% das mulheres já sofreu alguma violência em seus deslocamentos e quase a totalidade cria estratégias de segurança nas suas viagens como compartilhamento de localização, grupos com contatos para segurança nas viagens, entre outras medidas.
Leia também: Uber anuncia modelos de carros que não serão mais aceitos como Black e Comfort em 2026; saiba quais
Desde de 2018, a Uber fez um compromisso oficial de aumentar a segurança das mulheres dentro de suas viagens. Até então a Uber tinha o programa U-Elas, que permitia que motoristas mulhares escolhessem apenas passageiras. Hoje a empresa anunciou que o contrário poderá ser realizado.
Com a expansão do programa “Mulheres Motoristas”, a Uber pretende atrair cada vez mais parceiras para sua plataforma a fim de equilibrar a desproporção entre homens e mulheres no aplicativo.
Desde 2019, o número de motoristas mulheres cresceu 160% na Uber, mas ainda só totaliza 8% do total de motoristas cadastrados no país. “Queremos continuar acelerando o programa de mulheres motoristas na casa dos três dígitos com ações intencionais com um ciclo virtuoso para estimular mais mulheres para a plataforma. Anunciamos esses R$ 40 milhões investidos e continuamos com iniciativas estratégicas como programas de vantagens, desconto em postos de gasolina e manutenção do carro e programa de indicações dentro do próprio aplicativo, bonificando um valor extra para esse motorista que indicar novas motoristas”, afirmou Silvia Penna, diretora geral da Uber Brasil.
Serão três planos iniciais para atender às demandas das mulheres: o “Reserve Mulheres Motoristas”, “Preferências por Mulheres Motoristas” e na própria viagem selecionar uma motorista para o deslocamento.
A reserva de uma viagem com até 30 minutos de antecedências, permite com que o algoritmo tenha tempo de encontrar uma mulher motorista para a passageira, dada a desproporção entre homens e mulheres parceiros. “Preferências por Mulheres Motoristas” é uma configuração do aplicativo que a usuária pode deixar ativado para que todas as viagens solicitadas possam procurar motoristas mulheres. Ambas essas funcionalidades estrarão presentes em todas as cidades que receberão o projeto inicial.
Leia mais: iFood e Uber lançam programa conjunto com ganhos extras de até R$ 500 para entregadores
Selecionar a preferência por uma mulher motorista em uma viagem imediata só estará disponível inicialmente na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo.
A Uber tem intensificado essa segurança para as mulheres desde 2019 com medidas como a doação de viagens para mulheres vítimas de violência para deslocarem-se para uma delegacia e denunciar a agressão, além de apoio psicológico para mulheres que reportarem alguma violência em suas viagens pelo aplicativo.