Futuramente, quando uma novo viaduto ferroviário ficar pronto, os usuários da Linha 9-Esmeralda poderão desembarcar nas regiões da Água Branca ou Barra Funda. Já os passageiros que utilizam a Linha 8-Diamante poderão ir diretamente para as regiões de Pinheiros, Morumbi e Santo Amaro.
Sendo assim, a ViaMobilidade e o governo do Estado de São Paulo anunciaram na quarta-feira, 22 de janeiro, o investimento de R$ 480 milhões para a construção de uma novo viaduto ferroviário que unirá as estações Ceasa (da Linha 9-Esmeralda) e Imperatriz Leopoldina (da Linha 8-Diamante), ambas na zona oeste da capital paulista.
Em vista disso, a previsão, segundo a concessionária, é que a obra fique pronta em 36 meses. Ou seja, três anos.
Para quem precisa ir de trem para a zona sul ou para a zona oeste da cidade de São Paulo precisa fazer a conexão na estação Presidente Altino ou na estação Osasco, ambas na região metropolitana de São Paulo.
Futuramemte, após o novo viaduto ficar pronto, será possível conectar a região de Pinheiros à Água Branca e a ligação da Linha 9-Esmeralda à estação Barueri, localizada na Linha 8-Diamante.
A ideia é aumentar a quantidade de trens e reduzir o tempo de espera do usuário para 3 minutos, especialmente nos horários de pico. Isso proporcionará aos passageiros mais opções de deslocamentos.
A concessionária pretende oferecer também linhas expressas para grandes eventos, como o Grande Prêmio de Fórmula 1, que aconteceu em novembro do ano passado, no Autódromo de Interlagos, entre outros eventos e shows, como o Lollapalooza.
A atual Linha 8-Diamante foi inaugurada em 1875 e, no início, era operada pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana, ligando as estações Júlio Prestes (no centro da cidade de São Paulo) a Sorocaba, cidade localizada a 87 km de distância da capital paulista.
Então, em 1996, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) assumiu a operação da linha e assim foi até 2021, quando a linha foi cedida à ViaMobilidade.
Hoje, o ramal ferroviário possui 41,6 km de extensão, com 21 estações e com tempo estimado de viagem de 55 minutos, entre as estaçoes de Itapevi e Palmeiras-Barra Funda.
O ramal atende as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba e Osasco, ambas na região metropolitana de São Paulo, fazendo a conexão destes municípios com o centro da capital paulista.
Inaugurada em 1957 pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana, o ramal ferroviário era conhecido como Linha C – Celeste e partia da Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Em 1996, a CPTM assumiu a operação da linha.
A atual Linha 9-Esmeralda, concedida à ViaMobilidade em 2021, possui 21 estações e 39,1 km de extensão. O trajeto, que liga Osasco, na região metropolitana de São Paulo, à recém-inaugurada Estação Varginha, no extremo sul de São Paulo, tem duração aproximada de 60 minutos.
O trajeto da Linha 9-Esmeralda percorre toda a extensão da Marginal Pinheiros e passa por diversos bairros da cidade de São Paulo, como Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi, Socorro e Grajaú.
As duas linhas, juntas, transportam diariamente cerca de 700 mil pessoas.