Conheça os veículos urbanos de carga (VUCs) mais produtivos

VUCs: estratégicos nas grandes cidades. Foto: Felipe Rau/Estadão.
Décio Costa
29/02/2020 - Tempo de leitura: 2 minutos, 12 segundos

As fabricantes oferecem ampla oferta de caminhões adequados para atuar como veículo urbano de carga (VUC). De acordo com o tipo da carga e a operação, o portfólio permite ao transportador determinar a opção a partir de potência e capacidade. Tendo em vista garantir mais produtividade, os modelos maiores se mostram mais apropriados, com capacidade acima de 3,5 toneladas de peso bruto total (PBT). Conheça alguns dos principais modelos disponíveis.

Hyundai HD

Opção da marca coreana produzido em Anápolis (GO) pelo Grupo Caoa. Lançado em 2018, o HD 80 chegou como evolução de oferta anterior, o HD 78. O veículo, que atende a faixa de até 8 toneladas em versão única, tem motor fornecido pela FPT, presente nos veículos da Iveco, ambas empresas da CNH Industrial.

Hyundai HD: modelo da fabricante coreana atende bem a demandas de até 8 toneladas em versão única. Foto: Divulgação.




Volkswagen Delivery

Os modelos Delivery 9.170, 11.180 e 13.180 se mostram como os mais adequados para esta finalidade. A fábrica oferece até quatro distâncias entre eixos, mas apenas duas delas originais de fábrica permitem a configuração para veículo urbano de carga sem intervenções extras. Exceção é o 13.180, oferecido a partir de dimensão única.

Os modelos leves e médios da Volkswagen Caminhões: excelente opção para a logística urbana. Foto: Divulgação.



Foton

A marca chinesa tem representação no País com operação produtiva própria, em Guaíba (RS). O portfólio traz dois modelos, oferecidos em versões únicas, que contemplam as dimensões mais adequadas para atuarem como VUC.

A Foton traz dois modelos oferecidos em versões únicas.
Foto: Divulgação.




Mercedes-Benz Accelo

A linha conta com três modelos para atender às necessidades na faixa de até 13 toneladas de peso bruto total (PBT). O 815 e o 1016 são os mais requisitados para serviços como VUC a partir de duas distâncias entre eixos, embora a fabricante ofereça até três. Há o médio 1316 como uma terceira opção, mas adequações no chassi não são contempladas nas especificações de fábrica.

Acelo 1016 representa uma das principais opções da Mercedes-Benz. Foto Divulgação.

Iveco Tector

Desde 2019, a Iveco ampliou a família Tector com a introdução de caminhões de vocação essencialmente urbana. Na linha, o 9.190 e o 11.190 são as opções para atuar como VUC.

Iveco ampliou a família de caminhões Tector incluindo novos veículos com vocação essencialmente urbana. Foto: Divulgação.



Saiba mais sobre os VUCs clicando aqui.