Covid-19: 4ª dose da vacina começa a ser liberada para quem tem menos de 40 anos

“As vacinas são [importantes e] seguras e estamos levantando a bandeira da vacinação. É muito triste perder um paciente para a covid depois de vencer tantas batalhas contra o câncer", afirma o médico Abraão Dornellas, do Hospital Albert Einstein. Foto das seringas: Pixabay
Estadão Conteúdo
04/07/2022 - Tempo de leitura: 1 minuto, 8 segundos

Em meio a uma nova alta de casos e de mortes pelo novo coronavírus, alguns governos estaduais e municipais começaram a liberar a aplicação da quarta dose da vacina em pessoas com menos de 40 anos. Pode tomar quem recebeu a terceira injeção há pelo menos quatro meses.

Da parte do governo federal, porém, ainda não houve manifestação sobre o reforço para o pessoal dessa faixa etária (a não ser em alguns casos, como os de imunossuprimidos e profissionais de saúde). A aplicação de doses de reforço é uma resposta aos estudos que demonstram que, ao longo do tempo, os níveis de anticorpos neutralizantes gerados pelas vacinas caem, sobretudo entre os idosos.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação do reforço do imunizante contra Covid-19 em pessoas que apresentem sintomas de síndromes respiratórias. “Idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total, e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas”, recomenda a pasta.

CIDADES EM QUE A QUARTA DOSE ESTÁ DISPONÍVEL PARA POPULAÇÕES COM MENOS DE 40 ANOS

Botucatu (interior paulista): a partir de 29 anos

Distrito Federal: a partir de 35 anos

Manaus: a partir dos 18 anos

Aracaju: a partir de 35 anos

Vitória: a partir de 30 anos