No último dia 13, o Expresso Na Perifa, hub produzido diariamente sob a ótica de quem vive nas comunidades brasileiras, recebeu o Prêmio Jatobá PR na categoria Mídia Editorial Própria durante a 6ª edição do Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação em PR. O projeto também foi finalista na categoria Comunicação com Comunidade a partir de em uma seleção feita por 57 jurados — profissionais do mercado e professores de comunicação de universidades de várias regiões do País.
O evento, importante referência para quem atua na área de comunicação e PR do Brasil, aconteceu no Renaissance São Paulo Hotel, na capital paulista, pelo Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom). Depois de dois anos realizada de forma virtual, a edição deste ano registrou recorde de inscrições, com 93 organizações que somaram 273 cases, sendo 139 finalistas que disputaram em 30 categorias.
Criada em junho de 2021, a plataforma de conteúdo multimídia Expresso Na Perifa integra o projeto da 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e à conveniência, em parceria com o Estadão Blue Studio, do Grupo Estado. Carla Caroline, Gerente de Comunicação em Mobility da 99, recebeu o troféu e discursou sobre a importância do projeto: “Foi pensando no alcance que a 99 tem para se comunicar com as classes C e D que nos unimos ao Grupo Estado e a coletivos periféricos de várias regiões do Brasil para levar informação de qualidade e também combater as fake news para as áreas periféricas.”
Luís Fernando Bovo, Diretor de Conteúdo e Operações do Estadão Blue Studio, celebrou o sucesso: “O Expresso Na Perifa” nasceu para falar das periferias para as periferias, usando para isso a união de coletivos que vivem esse dia a dia e um veículo com grande credibilidade. O Jatobá mostra que estamos no caminho certo.”
Lucas Velloso, Editor e Coordenador dos coletivos, reforça que o grande diferencial do Expresso Na Perifa é justamente ter a periferia como protagonista, tanto na escrita quanto na produção dos conteúdos. “Se buscamos uma diversidade em quem lê e acessa nossas matérias, também devemos considerar que a equipe que produz e pensa a iniciativa também deve ser diversa, como acontece por aqui, com a maioria de pessoas negras produzindo, além de colaboradores LGBTQIA+ e mulheres”, acrescenta.
Os conteúdos são produzidos por comunicadores que integram os coletivos Nós, Mulheres da Periferia, Juca Guimarães e Embarque no Direito (SP); Favela em Pauta e Perifa Connection (RJ); Lá da Favelinha (MG); e TV Periferia em Foco (PA), além dos colunistas Barkus, Joel Luiz Costa, Gerando Falcões (este na primeira fase) e outros convidados.