Natural de Natal (RN), Gustavo Gabriel Farias Pereira, de 37 anos, começou a trabalhar como motorista de transporte por aplicativo em 2016 e, dois anos depois, começou a dirigir pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência. Como sempre gostou de dirigir, esse foi um fator que levou o técnico de audiovisual a “abraçar” uma nova profissão.
Ele morou no Estado de Minas Gerais durante dez anos, e, no transporte por aplicativo, acabou descobrindo que apreciava compartilhar dicas e macetes que ele próprio colocava em prática — e que davam resultado — com outros profissionais.
Em 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19, ele passou a dar essas dicas de forma presencial. “Marcava encontros em postos de combustível e, voluntariamente, conversava com os motoristas para trocar experiências e conhecimento. O retorno foi muito bom, as pessoas contavam que tinham obtido bons resultados e tudo isso era muito gratificante”, observa.
Das ruas para o Instagram — Durante esses três anos em que compartilhou conhecimento com os colegas, Gustavo reuniu muito material. E tudo serviu de inspiração para que ele desse mais um passo com a criação de um canal no Instagram: @gabrielvoude99.
Nessa plataforma, ele grava periodicamente vídeos curtos e objetivos, ensinando como configurar o celular para melhorar as chamadas, como escolher corridas nos horários de pico, explicando em detalhes as campanhas da 99 e como se organizar para participar delas, entre outros temas relevantes para esse público. “Com os treinamentos e com o canal no Instagram, hoje consigo aplicar essas minhas duas habilidades. Além disso, sempre gostei de ajudar as pessoas, o que sigo fazendo”, acrescenta.
De volta a Natal, ele revela que a demanda mais frequente de corridas são as de moradores indo ao trabalho ou para outros compromissos. “Os turistas são mais raros, porque normalmente fecham com as agências. No máximo levamos e buscamos do aeroporto”, acrescenta.
Reconhecimento de um cinco estrelas — Para Gustavo, é fundamental ter uma excelente apresentação pessoal. “Da mesma forma que o profissional deve estar bem vestido e arrumado, seu carro também tem que ser limpo. São essas duas coisas que os clientes observam logo que chegamos e elas podem nos render boas notas”, afirma.
Outro aspecto que chama a atenção é a postura do condutor, tanto em relação à educação quanto na forma de dirigir. “É fundamental evitar freadas bruscas e trafegar da forma mais suave possível. E, claro, tem que respeitar as regras de trânsito, isso é básico”, reforça.
Evitar cancelamentos, de acordo com Gustavo, é a dica de ouro para quem dirige por app. “Quando recusamos corridas para determinada região ou bairro, o algoritmo não nos prioriza nas próximas. Então, para ter um resultado bom do algoritmo é preciso ter constância”, ensina.
Outra estratégia para aumentar seus ganhos é priorizar as campanhas que a 99 envia. “Creio que uma boa ideia seria a empresa direcionar mais promoções do tipo para os motoristas que rodam mais. Certamente, isso seria um bom incentivo”, sugere.
Para conhecer o perfil do Gustavo, acesse @gabrielvoude99