Inaugurado na capital paulista no dia 29 de julho, o Museu de Culturas Indígenas é o primeiro espaço cultural gerido e pensado pelos povos originários. Pleiteado junto ao governo do Estado por tribos e etnias de São Paulo, o novo equipamento pretende mostrar a produção contemporânea dos povos indígenas e preservar sua memória.
Na cerimônia de inauguração, o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) destacou a importância desse modelo de gestão como um reflexo da diversidade cultural e étnica de São Paulo. “Somos um Estado que sabe respeitar sua história e conviver com as diferenças. Isso é fruto da luta permanente na vida dos indígenas. E mostra a vontade de índios e brancos conviverem em harmonia”, disse.
LIDERANÇAS COBRAM GOVERNO ESTADUAL
Apesar da boa vontade no discurso do governador, uma das lutas citadas em sua fala foi cobrada dele próprio, quando Cristine Takuá, diretora do Instituto Maracá, pediu melhorias na formação de professores indígenas e nas escolas das aldeias.
Em outro momento, Maria Ara Poty, cacique da aldeia Ita Vera, na Terra Indígena Jaraguá, disse que São Paulo “estava com os olhos fechados e vendados para os povos indígenas do Brasil” e foi aplaudida ao declarar que “o guarani é a primeira língua brasileira”.
Garcia anunciou uma reunião para tratar do assunto na próxima semana com Sérgio Sá Leitão.
Durante a cerimônia de inauguração, outros líderes indígenas, como Carlos Papá e Manuel Werá, também celebraram a criação do espaço e cobraram melhorias na educação indígena.
A pauta principal, entretanto, foi a demarcação de terras, que se fez presente nos discursos e nos lambe-lambes colados nas paredes. O evento reuniu dezenas de indígenas de todas as idades e de várias etnias.
FOTOS E INFORMAÇÕES DO MUSEU DE CULTURAS INDÍGENAS
FRASES
É o que a gente estava esperando. Isso é muito importante para divulgar nossas artes e as pessoas terem o conhecimento das etnias. Temos uma diversidade muito grande, são várias línguas, culturas e povos (Ybirassu Vassu, de 41 anos, visitante)
Nossa luta e resistência não é só para a venda de artesanato (Deyse Vassu, de 39 anos)
É um olhar de como a cultura indígena foi afetada por problemas contemporâneos, como tecnologia e especulação imobiliária. Os costumes ocidentais entraram de forma muito bruta nas aldeias, mas a verdade é que as cidades são antigas terras indígenas. Ainda dá tempo de preservar o que resiste (Xadalu Tupã Jekupé, artista visual autor de ‘Freefire’)
A ideia é que os visitantes escutem as histórias e conheçam a nossa cultura para saber como funcionam os espíritos da floresta (Sérgio Yanomani, artista visual que tem desenhos na mostra de Baniwa)