No primeiro semestre deste ano, o aplicativo 99 registrou queda de 38%, por milhão de corridas, das ocorrências contra motoristas parceiros da plataforma, em todo País, em comparação ao mesmo período de 2021. O levantamento realizado pela empresa considera casos como roubos, sequestros e agressões.
Em relação ao volume total de casos incluindo condutores e passageiros, a diminuição foi de 22%, por milhão de corrida, com destaque para as regiões de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, com baixa de 35%, 33% e 30%, respectivamente, nesse mesmo período.
De acordo com a empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e à conveniência, investir em inovação, alta tecnologia e recursos — como o monitoramento por câmeras nos veículos — tem sido fundamental para aprimorar continuamente a segurança para todos os motoristas e usuários do app.
Cidades com maiores reduções de crimes contra motoristas (roubos, sequestros e agressões)
1. Brasília – 58%
2. Belo Horizonte – 54%
3. São Paulo -53%
4. Goiânia – 46%
5. Porto Alegre – 40%
6. Rio de Janeiro – 39%
Milhões de trajetos mais seguros
A 99 foi a primeira do setor de transporte por aplicativo a implementar, ainda em 2018, um serviço de monitoramento de corridas por câmeras no Brasil.
Atualmente, o dispositivo está disponível para todos os motoristas parceiros nas principais capitais do Brasil. Somente no primeiro semestre deste ano, já foram realizadas cerca de 6,5 milhões de corridas com câmeras de segurança instaladas no veículo.
A expectativa é que, até o final do ano, incluindo as atuais instaladas, o número chegue a 14 mil câmeras nos veículos dos condutores parceiros da plataforma.
Além das câmeras
As viagens da 99 também contam com:
• Monitoramento em tempo real via GPS
• Gravação de áudio do início ao fim da corrida
• Compartilhamento de rota com contatos de confiança
• Botão para ligar direto para a polícia
• Central de Segurança 24 horas, com profissionais especializados
para realizar suporte e acolhimento, caso necessário.
Ranking das viagens monitoradas
1. São Paulo (capital) – 2 milhões
2. Rio de Janeiro (capital) – 443 mil
3. Manaus – 429 mil
4. Curitiba – 385 mil
5. Porto Alegre – 306 mil
5. Goiânia – 300 mil
7. Vitória e Joinville – 220 mil
8. Belo Horizonte – 210 mil