Já deixou algo dentro do carro por aplicativo? Essa distração é mais comum do que você imagina! Levantamento da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e à conveniência, realizado entre maio e junho deste ano, mostrou quais os principais objetos “perdidos” durante as corridas feitas nos 1.600 municípios onde a empresa opera. Por todo o Brasil, as chaves, pequenas e fáceis de escorregar para o vão entre o banco e o encosto, lideram o ranking dos itens mais deixados para trás.
O segundo lugar ficou com as carteiras e/ou documentos. Na sequência, estão os inseparáveis celulares. Acessórios como fones de ouvido ficaram na quarta posição do levantamento, enquanto bolsas e bagagens aparecem em quinto lugar. E não para por aí: roupas, presentes, materiais esportivos e medicamentos também fazem parte da lista de objetos preteridos pelos donos.
Como não poderia ser diferente, São Paulo lidera o ranking de cidades com o maior número de chamados abertos para o resgate de objetos “perdidos”, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Manaus.
Aviso aos distraídos — Para prevenir esquecimentos, a 99 reproduz uma mensagem sonora ao final de cada viagem, sugerindo que os passageiros verifiquem se nenhum item foi deixado no carro. Ainda assim, acontece com frequência e a 99 oferece múltiplos canais de comunicação para facilitar o resgate dos objetos, ainda que a responsabilidade sobre itens pessoais seja dos passageiros.
COMO RECUPERAR UM ITEM PERDIDO
Qualquer passageiro que tenha viajado com a 99 consegue entrar em contato com o motorista até 72 horas depois da corrida, por meio do próprio aplicativo. Veja como
CELULARES: TELEFONE E AMIGOS AJUDAM A RECUPERAR
Nesse caso, acione a empresa pelo número 0300 313 2421 ou peça para algum amigo entrar em contato com a 99 pelo aplicativo na opção “Menu > Ajuda > Meu amigo esqueceu um celular em uma corrida”. Caso o trajeto tenha ocorrido há mais de 72 horas, existem outras opções no aplicativo que colocam o passageiro em contato com o atendimento especializado.