O grid da Stock Car, atualmente com 32 carros, reúne alguns dos mais profissionais e talentosos pilotos do País. Só de pilotos que correram na Fórmula 1 são quatro: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr. Da Indy, o representante é Tony Kanaan, em que foi campeão e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.
A história dos pilotos se confunde com a da própria Stock Car, e acaba gerando uma infinidade de curiosidades, das quais selecionamos dez. Você sabia que um piloto sírio já correu na Stock Car?
1) Pois é, o primeiro piloto nascido fora do Brasil a correr na Stock Car foi o sírio Raad Massouh, que fez nove corridas em 1984 (3), 1985 (4) e 1986 (2). No ano de estreia, ele terminou a temporada em 63º lugar, sem pontuar. No seguinte, melhorou seu ranking, terminando em 23º, antes de encerrar a participação, em 1986, em 44º.
2) Felipe Lapenna, piloto de excelente técnica e velocidade, campeão nas categorias de base, foi o que mais esperou por uma vitória na Stock Car: 180 largadas. Sua perseverança foi recompensada neste ano, quando venceu a Corrida 1 da oitava etapa, disputada no autódromo Velocitta.
3) O tricampeão Daniel Serra estreou na Stock Car Light (antiga nomenclatura da atual Stock Series), em 2006, curiosamente na mesma equipe pela qual seu pai, o também tricampeão Chico Serra, conquistou seus títulos, a WB Motorsport, do lendário Washington Bezerra, um dos mais competentes e pitorescos chefes de equipe da categoria.
4) Nem tudo foram flores nessa trajetória de 43 anos da Stock Car. A temporada de 1988 teve apenas dez corridas, nove delas realizadas em Interlagos (SP), e apenas uma em Jacarepaguá (RJ), visita necessária à capital fluminense, pois, sem ela, o campeonato não seria caracterizado como brasileiro, e sim paulista.
5) Os maiores vencedores na história da Stock Car são: Ingo Hoffmann, com 77 vitórias; Paulo Gomes, com 40; Cacá Bueno e Thiago Camilo, com 37; Ricardo Maurício, 34; e Chico Serra, com 33 triunfos. Como apenas Cacá, Thiago e Maurício estão em atividade, a briga para assumir o segundo posto do aposentado Paulo Gomes está intensa.
6) Dos dez pilotos que participaram da primeira prova, em 1979, somente três nunca venceram na Stock Car, Dado Andrade, Júlio Tedesco e Mauro Sá Motta. Entre os sete restantes, Paulo Gomes venceu 40 vezes; Alencar Jr., 14; Zeca Giaffone, 10; e seu irmão Affonso soma 8. Com 3, Raul Boesel e Reinaldo Campello. João Carlos Palhares tem 1 vitória registrada no currículo.
7) O lendário preparador e dono de equipe Rosinei Campos, mais conhecido pelo apelido Meinha, é o único integrante do “circo da Stock Car”, presente em todas as 584 corridas oficiais da categoria, disputadas até hoje.
8) O primeiro estrangeiro a vencer uma corrida na Stock Car foi o argentino Nestor Bebu Girolami, na corrida de duplas de 1985, ao lado de Ricardo Maurício. O primeiro a ganhar sozinho no cockpit foi o português António Felix da Costa, em 2021. Em 2022, o argentino Matías Rossi se tornou o primeiro estrangeiro a ganhar duas vezes na categoria.
9) Cacá Bueno, segundo maior campeão da Stock Car, com cinco títulos, também é o maior “papa-vice”, com cinco conquistas. Entre os melhores segundos colocados aparecem Thiago Camilo, Xandy Negrão e Chico Serra, todos com quatro. Paulo Gomes e Ingo Hoffmann têm três; e Alencar Junior e Ricardo Maurício, dois, cada um.
10) Interlagos é, disparadamente, a pista que mais corridas recebeu na história da Stock Car. Até agora foram 144 provas realizadas no circuito paulistano, contra 70 na de Goiânia, a segunda na tabela, e 68 na da extinta de Curitiba. Em contrapartida, a pista de Euzébio, no Ceará, teve apenas 1 prova, em 1979.
Todos esses dados foram extraídos do Guia BRB da Stock Car, edição 2022, que traz muito mais dados, resultados e estatísticas da maior categoria do automobilismo brasileiro. Prova por prova, temporada por temporada, está tudo lá, ricamente ilustrado, com imagens históricas e também atuais. Pela primeira vez, ele está disponível aos fãs da categoria, no endereço www.guiadastockcar.com.br.