Parque da Mobilidade Urbana oferece experiência diferenciada em mobilidade

Evento contará com vários carros elétricos expostos; em alguns, será possível fazer test-drive. Foto: Divulgação UCorp
Daniela Saragiotto
22/06/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 59 segundos

Com a missão de promover a mobilidade urbana sustentável, inclusiva e disruptiva, começa, nesta quinta-feira (23), o Parque da Mobilidade Urbana (PMU), evento gratuito que reúne expositores e especialistas do segmento, no Memorial da América Latina, na capital paulista. Resultado da parceria entre Connected Smart Cities & Mobility e o Mobilidade Estadão, o PMU vai até o dia até o dia 25 de junho, reunindo expositores representantes de todos os modais e empresas de mobilidade em geral, entre outros, além de fóruns para discussão de temas relevantes desse ecossistema.

A conferência começa em 23 de junho, debatendo a mobilidade urbana sustentável e a importância da transição do transporte público convencional para o elétrico. Outros assuntos tratados serão o futuro dos carros eletrificados, a segurança no trânsito, como vão funcionar as chamadas rodovias do futuro, os modelos de negócios em mobilidade ativa como os que usam as bicicletas e as experiências positivas nas grandes cidades, os deliverys usando drones e os eVTOLs, os chamados “carros voadores”, a mais nova aposta da mobilidade disruptiva.    Confira, a seguir, algumas das atrações imperdíveis do evento.

Ação com drones – Em parceria com a Speedbird Aero, empresa brasileira de drones, haverá uma simulação de entrega de um produto no evento, com um drone sobrevoando a marquise do Memorial da América Latina.

Bikes compartilhadas – A Tembici vai atuar, em parceria com a Bike Anjo, no empréstimo de bicicletas para quem quiser aprender a pedalar, e ainda disponibilizará uma estação para locação e devolução de bikes compartilhadas. A empresa levará ao PMU e-bikes ou bicicletas elétricas, em modelo similar ao que já opera no Rio de Janeiro, modal muito aguardado em São Paulo. Ainda sobre bikes, a Bike Anjo também vai ministrar palestras sobre como conduzir de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, além de oferecer uma oficina de mecânica básica para duas rodas.

Dirigindo automóveis e pesados – Quem participar do PMU – e tiver feito cadastro prévio meio do APP UCorp Mobilidade ESG e receber aprovação – poderá vivenciar a experiência de dirigir um carro elétrico. Os participantes irão avaliar a dirigibilidade desses automóveis do futuro conduzindo um dos diversos modelos disponibilizados pela UCorp no evento em um trajeto no entorno do Memorial da América Latina.

A Stellantis, uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade no mundo, também fará test drive dos modelos 100% elétricos Peugeot e-208 GT, Fiat 500e e Peugeot e-Expert, além do híbrido Jeep Compass 4xe.

Quem sempre teve a curiosidade de saber como é a experiência de dirigir um ônibus ou caminhão poderá ter essa sensação, mas por meio de um simulador. A ação foi preparada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e, para participar, basta procurar o estande da CNT, no evento.

Sensação de digirir um ônibus será uma das atrações do PMU. Foto: Divulgação Sest Senat

Atividades com bikes – O Instituto Aromeiazero participa levando ao evento o Projeto Bike Arte, a Bike Anjo irá ensinar a pedalar e a Transporte Ativo promoverá jogos de bicicleta com crianças de 2 a 6 anos para estimular essa faixa etária a pedalar

Sustentabilidade – Quem participar do PMU vai vivenciar uma experiência diferenciada e disruptiva nesse sentido, em linha com a proposta do evento. Os visitantes poderão levar suas próprias garrafas de água e fazer o abastecimento em bebedouros espalhados pelo local. Também haverá um estande que vendará ou locará copos e porta-copos, pelo valor simbólico de R$ 5, ressarcido ao final se o participante devolver os objetos. Essa ação é resultado de uma parceria com a empresa Meu Copo Eco, que prega a eliminação de resíduos descartáveis em eventos. Também será feito um inventário das emissões de dióxido de carbono (CO2) durante os três dias do PMU e, posteriormente, a compensação do total emitido.

Experiência Intermodal – No sábado 25 de junho, acontecem os Roteiros dos Bondes para quem estiver próximo das estações República e Anhangabaú. O visitante pode se encontrar com um dos “Bondes” (aglomerado de ciclistas) e continuar da estação do metrô até o trecho final, no Memorial da América Latina. Serão duas saídas, uma pela manhã, às 9h, com previsão de chegada ao Memorial às 10h, e outra saída às 14h, com previsão de chegada às 15h. O Bonde terá coordenação e monitoria das “anjas”, da Bike Anjo. Confira os trajetos no site parquedamobilidadeurbana.com.br.