Em cinco anos, o número de postos de recarga para veículos elétricos deve crescer 194%. Esse aumento equivale ao total 64 milhões de pontos em 2029. A estimativa, presente no estudo da Juniper Research, utilizou como base o aquecimento do setor no último ano e as tendências que devem permanecer nos próximos meses.
De acordo com o estudo, a ansiedade pela autonomia e a redução dos subsídios governamentais para a compra de veículos elétricos, devem impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de recarga em todo o mundo.
A pesquisa também oferece uma “avaliação mais abrangente do mercado de carregamento e baterias de veículos elétricos até o momento”, afirma a empresa responsável. A análise recolheu informações sobre mais de 56.500 pontos de dados em 60 países ao longo de cinco anos. Além disso, tratou dos principais desafios e oportunidades do setor, para impulsionar seu crescimento.
Um dos principais desafios apontados, por exemplo, foi a longa longa duração das sessões de carregamento e a dificuldade em realizar o carregamento em movimento. A rápida evolução do setor, entretanto, é vista como um ponto positivo que, se utilizado bem pelas empresas, pode ajudar na ampliação da rede de recarga.
De acordo com o levantamento, em alguns lugares, esse mercado avança mais rápido do que em outros. Os EUA e o Reino Unido, por exemplo, aparecem como os dois possíveis maiores polos desta tecnologia no futuro próximo.
Leia também: Nova York implementa sistema de carregamento seguro de bateria para entregadores
O texto ainda afirma que mais de 45% da infraestrutura de postos de recarga para veículos elétricos até 2029 estará concentrada nessas regiões. A afirmação se apoia em iniciativas regionais, como o Esquema de Pontos de Carregamento Residencial na Rua, presente no Reino Unido; e a Lei Bipartidária de Infraestruturas nos EUA.