Metade barco voador, metade avião barco, o Seaglider pretende transformar o transporte costeiro como conhecemos. O planador do mar (em tradução livre) da empresa Regent tem capacidade para até 12 pessoas e uma potência poderosa, capaz de alcançar até 300 km/h. O modelo ainda é elétrico, com bateria que permite autonomia de até 300 km.
A Iniciativa Seaglider, do Havaí, passou a operar esse mês. O projeto é uma coalizão do governo do Havaí, com a Seaglider e investidores locais para investir no modelo de veículo para as áreas costeiras. O objetivo, de acordo com a empresa, é oferecer um serviço de transporte entre as ilhas. Os tickets para viagens com o projeto em fase de teste custam cerca de US$ 30 para voos só de ida entre O’ahu e Maui ou Kaua’i, com operação da Mokulele Airlines.
Diferentemente dos modelos de hidroaviões, aerobarcos e hovercrafts (veículos com “colchão de ar”), os Seagliders possuem asas, como as de avião, e motores potentes para alçar voo de pequenas altitudes. O barco voador com cara de avião voa apenas de 9 a 18 m acima da água, o suficiente para planar em alta velocidade.
O modelo “Viceroy Seaglider”, por exemplo, promete transportar até 12 passageiros e dois tripulantes, com suporte para até 1.600 kg de carga. O flutuador tem potência para voar por pelo menos 300 km, a uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h. Segundo a empresa, os números atuais de autonomia são baseados na tecnologia atual de baterias, mas conforme a tecnologia avança, os modelos podem ultrapassar esses números.
A empresa voou pela primeira vez um protótipo de um quarto do tamanho original em setembro de 2022. Em abril de 2023, exibiu uma maquete em escala real do Viceroy Seaglider, com cerca de 20 metros de envergadura. De acordo com a empresa, o modelo ainda poderá ser ampliado para versões com até 150 lugares no futuro.