Os modelos de bicicleta elétrica de quatro rodas da CityQ foram projetados para serem simultaneamente adequadas para serviços de entrega, famílias, viagens urbanas diárias e, ainda, para uso em trabalhos de carga. Os modelos com “cara de carro” tiveram sua produção aumentada em março.
As bicicletas elétricas têm um alcance de 110 km usando duas baterias intercambiáveis e podem suportar inclinações moderadas de 20% enquanto carregadas com até 250 kg de carga ou pessoas, com leve esforço de pedalada. A velocidade máxima é de 25 km/h para atender às leis regulmanetares de bicicletas elétricas da Europa.
“As cidades não precisam esperar por veículos autónomos, drones voadores ou novas infraestruturas para obterem menos tráfego de automóvel e poluição. Isso acontecerá naturalmente ao acolhermos a inovação em veículos elétricos de tamanho reduzido, como microcarros, micromobilidade e CityQ”, disse Morten Rynning, CEO da CityQ.
De acordo com a startup, os modelos possuem capacidades semelhantes às de um carro. Ao mesmo tempo, as bicicletas elétricas são mais leves, mais manobráveis e mais sustentáveis do que um veículo elétrico.
Com um peso líquido de 120 kg, ao comparar a pegada total de carbono (da construção do veículo e das emissões resultantes de uma vida inteira de utilização), as bicicletas elétricas da CityQ são, segundo análise da própria empresa, 80% mais sustentáveis do que os veículos elétricos.
Os modelos de carga já estão em pré-venda, com lançamento previsto para a primavera de 2024, com versões para passageiros disponíveis no outono. Os mercados de lançamento inicial são Alemanha, Benelux, Reino Unido e Escandinávia.
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