Campo Grande (MS) testa ônibus movido 100% a gás natural

Testes também devem avaliar indicadores de eficiência e viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel na capital. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

31/10/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos

Ônibus movido a gás natural veicular (GNV) entrará em fase de testes em Campo Grande, na capital do Mato Grosso do Sul. De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o uso de gás natural pode reduzir as emissões de CO² em até 90% na cidade. Durante os testes, o novo veículo irá operar em alguns itinerários pré-estabelecidos pela gestão.

Leia também: Primeiro caminhão movido a gás natural liquefeito produzido no Brasil apresentado em Brasília

Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), o trajeto inicial do período de testes será o da linha 082 – Aero Rancho – Shopping. O órgão explicou que o itinerário escolhido possui dois terminais de atendimento e vias sem obstáculos, facilitando a operação.

O serviço especial do ônibus servirá para avaliar indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel na capital. Conforme a prefeitura, informações como o limite de distância, clima e condições de terreno também farão parte da análise de performance do veículo.

Ônibus movido a gás natural

O ônibus é do modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, e tem capacidade para transportar 44 passageiros, com espaço exclusivo para pessoas com deficiência. O veículo também possui ar-condicionado e câmbio automático.

O combustível utilizado também promete diminuir em até 97% a liberação de material particulado, diminuindo a incidência de doenças respiratórias e melhorando a qualidade do ar. O ônibus faz parte da iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal de Campo Grande, do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, MSGás e do Consórcio Guaicurus. O mesmo modelo do ônibus já passou por testes em São Paulo, Curitiba e Recife.