Carro voador decola pela primeira vez no Brasil

Veículo, que também é conhecido como carro voador, permaneceu no ar por 7 minutos na primeira decolagem e 4 na segunda. Foto: Fellipe Gualberto/Mobilidade
Fellipe Gualberto
Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos

A Gohobby, empresa que importa e distribui drones no País, realizou nesta sexta (20 de setembro) os primeiros dois voos com evtol (sigla em inglês para aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical) no Brasil. O evento ocorreu na cidade de Quadra, no interior de São Paulo.

Voo de teste com eVTOL, em Quadra, São Paulo. Imagens: Fellipe Gualberto/Mobilidade

Como foi o primeiro voo de evtol?

O veículo, que também é conhecido como carro voador, permaneceu no ar por 7 minutos na primeira decolagem e 4 na segunda. A nave fez um voo não tripulado e sem cargas, voando a 30 metros do solo e 40 km/h.

O evtol do modelo EHang 216-S é totalmente pilotado a distância. Um operador em solo define previamente qual será a rota e altitude da nave em cada trecho. Em seguida, é necessário apenas monitorar o percurso, com possibilidade de intervenção se necessário.

O voo teste foi autorizado pela ANAC. Em 6 de setembro a Gohobby recebeu o CAVE (Certificado de Autorização de Voo Experimental), permissão que tem fins de pesquisa e desenvolvimento apenas.

O EHang 216-S

“Este veículo aéreo não tripulado possui 5,73 metros de largura e 1,93 metros de altura, suporta uma carga de até 620 kg e pode alcançar uma velocidade de 130 km/h”, de acordo com a Gohobby.

A nave não emite poluentes, pois é movida a baterias elétricas que podem ser carregadas em duas horas e possuem autonomia de 30 minutos.

O modal pode pousar no topo de prédios, heliportos e até mesmo zonas planas sem infraestrutura, o que permite a operação em diversos locais.