Eve e Blade expandem parceria em mobilidade aérea elétrica na Europa

Objetivo é estabelecer bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve e aeronaves verticais elétricas. Foto: Divulgação.

29/06/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos

As empresas Eve Air Mobility e Blade Air Mobility anunciaram uma expansão da parceria de longo prazo. A colaboração foi expandida por meio de um memorando de entendimento.

Saiba mais: eVTOLs serão realidade em 2026

O anúncio das empresas ocorreu durante o 54º Paris Air Show. Com isso, o objetivo das empresas é transformar o transporte aéreo no continente, começando pela França.

Dessa forma, as companhias buscam estabelecer bases para integrar as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) de última geração da Eve. Assim como as aeronaves verticais elétricas (“EVA”), na rede de rotas europeias da Blade.

“A parceria contínua entre Eve e Blade demonstra a dedicação e colaboração de ambas as empresas para transformar a indústria da aviação e introduzir o transporte aéreo elétrico em novas regiões,” afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve.

Stein também afirmou que, ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras. Ele afirma que o foco é tornar as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente.

Unindo forças para o futuro

De acordo com as empresas, a integração destes operadores os posiciona como parceiros fundamentais para as discussões técnicas e comerciais em andamento.

“A ampliação da parceria com a Eve destaca o compromisso da Blade em liderar a transição de aeronaves verticais convencionais para veículos elétricos,” disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade.

“Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo. Juntos, estamos prontos para transformar a indústria de viagens e causar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente”, considerou também.

Aviação elétrica: uma realidade

Em setembro de 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados. A compra foi de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa, que são: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère.

Com a integração, a Blade vai concentrar os esforços no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada. Isso inclui a identificação de rotas futuras na França e em outros países europeus que possam sustentar operações do tipo.

Segundo as empresas, essa abordagem visa modernizar a indústria e construir a infraestrutura sustentável necessária para tornar a aviação elétrica uma realidade. Entretanto, o desenvolvimento dos eVTOLs da Eve na Europa está sujeita ao recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias. Além disso, precisam da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.

Em 2022, a Eve firmou um acordo com a Blade India para implantar até 200 eVTOLs no país. No ano anterior, a Blade e a Eve assinaram uma Carta de Intenções para operações nos Estados Unidos. Assim, permitindo que a Eve forneça até 60 eVTOLs por ano nos mercados da Costa Oeste, Nova York e Flórida.

Leia também: eVTOLS: objetos voadores identificados