Kit de conversão transforma bicicletas convencionais em modelos elétricos por preço baixo

Versão econômica do kit de conversão pode custar até metade do preço de uma bicicleta elétrica nova no Brasil; preço inicial pode ficar por R$ 1.800. Foto: Divulgação/Swytch

07/06/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 10 segundos

A possibilidade de transformar uma bicicleta convencional em um modelo eletrificado já é uma realidade. Os kits de conversão oferecem uma alternativa para os ciclistas que preferem não gastar em modelos elétricos caros. A empresa inglesa Swytch, responsável por lançar um kit de conversão em 2022, volta para o mercado para oferecer uma versão econômica.

Leia também: Empresa irlandesa lançará bicicleta elétrica movida a hidrogênio

O novo kit da Swytch, assim como o anterior, oferece uma série de equipamentos para dar assistência de pedal para os usuários. O novo kit, por exemplo, inclui uma roda dianteira com motor de cubo de 250 W e um sensor de pedal de cadência, para uma velocidade máxima assistida de 32 km/h. A versão disponível para os passageiros no Reino Unido e na Europa estarão limitados a 15 mph (25 km/h).

Inicialmente, o kit Swytch Go pode ser adquirido por um preço inicial de US$ 699, equivalente a R$ 3.670. A empresa também oferece uma opção mais barata, em que os ciclistas entram em uma lista de espera de pré-venda, ao preço de US$ 349. Esse valor representar cerca de R$ 1.800. De acordo com o comparador de preços Zoom, o preço médio de uma bicicleta elétrica no Brasil fica em torno de R$ 3.799,00 e R$ 5.773,95, a depender das especificações do modelo.

“Ao redesenhar a bateria com um formato maior, incorporar a eletrônica de potência dentro da bateria e projetar uma solução de montagem super simples que usa tiras de velcro para prender a bateria em qualquer lugar da bicicleta, conseguimos reduzir significativamente o preço”, disse Dimitro Khroma, CTO da Swytch.

Como funciona o kit de conversão

O Power pack, ou pacote de energia em tradução livre, funciona como uma fonte. O item contém uma bateria de lítio, com diversas opções de alcance. No último modelo de kit de conversão da Swytch, o Power pac pode ficar pendurado no tubo superior do quadro, seguro por tiras de velcro.

As opções de capacidade disponíveis neste modelo variam de 187 Wh a 378 Wh, para uma autonomia de 32 a 96 km por carga. De acordo com a empresa, as células internas têm certificação de segurança para maior tranquilidade e o invólucro possui impermeabilização para ciclismo assistido em qualquer clima. Assim como uma bicicleta elétrica, o kit inclui também um display LED ou OLED para o guidão, assim como um acelerador giratório.