O ritmo de decisões e investimentos que fortalecem a eletromobilidade no Brasil segue aquecido, numa demonstração clara de que o País – com matriz energética altamente renovável – é destino certo de empresas que atuam no segmento da eletrificação.
São iniciativas que abastecem o mercado nacional com veículos de logística práticos e econômicos e incrementam a infraestrutura de recarga. Confira, a seguir, cinco medidas que ajudam o Brasil a se firmar cada vez mais no cenário da transição energética global.
A Fever Mobilidade, hub de soluções para logística de última milha, passou a importar para o Brasil o triciclo elétrico Fever RAP FR110 Box 2025, que completa a família Fever RAP. Ideal para entregas urbanas, o veículo transporta até 110 kg de carga.
“O e-commerce aumentou a demanda por veículos que fazem entregas para o consumidor final no mesmo dia. O triciclo é sustentável, não emite gases poluentes e ocupa menos espaço no trânsito”, diz Nelson Füchter Filho, CEO da Fever.
Custando R$ 64.990 e com autonomia de 100 quilômetros, o modelo é muito usado na Europa, pelos correios de países como Espanha, França e Itália. Segundo a empresa, ao rodar mil quilômetros, uma motocicleta tradicional similar consome R$ 183 em combustível, ao passo que o Fever RAP FR110 Box gasta R$ 38,50.
O triciclo, que é fabricado pela chinesa RAPSev, também apresenta mais produtividade: uma motocicleta consegue levar 20 quilos (ou 80 litros) no bagageiro, enquanto o RAP leva seis vezes mais.
A SVolt, subsidiária da Great Wall Motors (GWM) na China, revelou uma bateria short blade (lâmina curta) para veículos 100% elétricos. Segundo a fabricante, a autonomia chega a mil quilômetros em caso de capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh.
Outro lançamento da SVolt é a bateria 5C, do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP), que reduz o tempo de recarga de 10% a 80% para 10 minutos e possui vida útil de 3.500 ciclos. Com início de produção previsto para dezembro, ela consegue trabalhar por mais de um milhão de quilômetros.
Para o segmento de híbridos plug-in (PHEV), a SVolt apresentou a bateria NCM Dragon Armor 800V, para recargas ultrarrápidas. Ela ocupa área 20% menor comparada às baterias tradicionais e entrega autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km. Sua produção começa em julho de 2025.
A BMW Group anunciou investimentos de 724 mil euros na América Latina (distribuídos para Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá e Peru), para fortalecer a rede de carga pública para eletrificados na região.
Dessa forma, os proprietários de BMW e Mini terão acesso a mais eletropostos nas vias públicas. “Já existem 65 mil pontos de recarga nas casas ou nos escritórios dos clientes. Além disso, seguimos investindo na instalação de carregadores”, explica Reiner Braun, presidente do BMW Group América Latina.
De acordo com a companhia, a BMW é a marca premium preferida na região, com 20.678 veículos entregues de janeiro a junho. Entre eles, 4.703 são eletrificados, enquanto a Mini alcançou 3.344 emplacamentos, com 720 unidades elétricas e híbridas.
Parceria entre Audi do Brasil e GreenV, empresa de soluções de mobilidade, criará um serviço inédito para auxiliar os donos de veículos eletrificados da fabricante alemã na instalação da estação de recarga elétrica residencial.
A GreenV vai desenvolver a solução completa de recarga doméstica, que inclui infraestrutura elétrica, comercialização do carregador portátil e suporte técnico aos clientes e concessionários. “A recarga residencial é a mais usada pelos motoristas.
Mesmo assim, as dúvidas sobre formas de instalação e modelo apropriado são frequentes. Nossa intenção é esclarecer todas essas questões”, explica Marcos Quaresma, gerente de estratégia de negócios da Audi do Brasil.
A infraestrutura e os carregadores têm até 7 kW, potência disponível na maioria das residências e condomínios. Ela é suficiente para executar a recarga de 10% a 80% da bateria de um veículo 100% elétrico durante a noite ou de um híbrido em duas horas.
A distância máxima contemplada nos pacotes de instalação é de 30 metros, considerando o quadro de energia até o local de instalação do ponto de recarga.
Os preços dos pacotes são R$ 2.449 (carregador portátil de 7 kW), R$ 3.599 (carregador wallbox de 7 kW), R$ 4.799 (infraestrutura elétrica de 30 metros para carregadores de 7 kW), R$ 7.099 (infraestrutura elétrica até 30 metros e carregador portátil de até 7 kW) e R$ 8.299 (infraestrutura elétrica até 30 metros e carregador wallbox de até 7 kW).
Líder global em iluminação, a Levdance acaba de estrear no mercado de eletrificação com o carregador EV Charger. Com design moderno e prático, o EV Charger permite três formas de liberação para fazer a recarga: plug & charge (que conecta o cabo de uma estação de recarga ao veículo, via cartão RFID (que funciona com ondas de radiofrequência) e por app.
Certificado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o equipamento está disponível nas versões monofásica (220 V) e trifásica (380 V) e pode ser fixado na parede ou em um pedestal.
“Nesse ano, a Ledvance iniciou também a produção e a comercialização de sistemas de energia solar, que agrega módulos fotovoltaicos, microinversores, inversores string/on grid, inversores híbridos, baterias e acessórios”, afirma Everton Mello, CEO da Ledvance para o Brasil e a América Latina
Saiba mais: Mobilidade elétrica faz parte da solução