A eletrificação do setor automotivo avança em todo o mundo. Aqui no Brasil, os carros elétricos chegaram ao Brasil por volta de 2019, com lançamentos das marcas. Hoje, dezenas de modelos híbridos e elétricos já fazem parte da carteira de produtos no Brasil.
O Momento Mobilidade de quarta-feira, 01, convidou Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), para falar sobre o cenário da eletrificação no País e o futuro do setor. O programa foi mediado por Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro.
“O que vemos agora é o Brasil entrando de forma especial nessa corrida da eletrificação”, afirma Bastos. De acordo com o presidente, o País conta com várias ferramentas para viabilizar a transição energética. Um exemplo disso é potencial energético nacional, com produção de energia com fontes renováveis.
Além disso, o mercado elétrico no Brasil já apresenta produtos e casos de sucesso. O transporte público eletrificado, por exemplo, é visto por Bastos como um grande mercado, capaz de mudar a maneira como a população encara a eletrificação do setor automotivo. “Precisamos cada vez mais oferecer a sociedade alternativas, como o transporte público”, explica.
Apesar do Brasil já produzir ônibus elétricos, de acordo com Bastos, para que o País possa entrar no ritmo mundial da transição energética, será necessário ampliar a oferta no mercado. “Precisamos avançar nos carros também, se não a gente não vai ter para quem vender”, afirma o presidente. O Brasil ainda tem potencial de se tornar um importante produtor de eletrificados na América Latina.
Confira mais informações na live.