Navio da BYD para transporte de carros é movido a gás natural líquido

A empresa pretende integrar mais sete modelos à sua frota naval, com tecnologias ainda mais avançadas. Foto: Divulgação/BYD

17/01/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 53 segundos

O novo lançamento da BYD, o navio Explorer nº 1, consegue ser movido por diesel marítimo convencional, mas se destaca pela possibilidade de também utilizar gás natural líquido (GNL) como combustível. O navio, com capacidade para transportar até sete mil veículos, tem 199,9 metros de comprimento.

A entrega do modelo aconteceu no dia 10 de janeiro, no porto de Yantai, na província de Shandong, na China. A viagem inaugural partiu do porto de logística internacional de Xiaomo, Shenzhen, sem destino final revelado pela empresa.

Wang Junbao, gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, afirmou durante o evento que o setor de veículos de energia limpa da China atingiu um marco histórico em 2023, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades.

Com o lançamento do Explorer nº 1, a BYD espera expandir seu alcance nos mercados internacionais. “Em linha com seu espírito colaborativo, a empresa planeja não apenas implantar esses navios para suas próprias operações, mas também se envolver em parcerias abertas, desenvolvendo uma nova era para as montadoras chinesas no cenário internacional”, afirmam no documento divulgado após o evento.

A empresa espera integrar mais sete embarcações à frota nos próximos dois anos. Os novos modelos, de acordo com a expectativa da empresa, devem contar com a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD. Além disso, utilizar os sistemas de gerador de eixo no transporte marítimo.

Veículos elétricos

Em 2023, a BYD encerrou o ano com o recorde de 3 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in vendidos globalmente. No mesmo período, a empresa emplacou cerca de 18.000 veículos no País. Ao final do ano, a companhia ainda conseguiu superar a Tesla como a maior fabricante do mundo de carros elétricos a bateria (BEV) no 4º trimestre de 2023.

A expansão dos eletrificados da BYD aqui no País também se deu com parcerias com outras empresas, com aconteceu com a 99. Em julho, a cidade de São Paulo recebeu 300 carros elétricos da BYD para o transporte por aplicativo da plataforma.

Leia também: 99 amplia frota de carros elétricos para viagens por aplicativo em São Paulo