O anúncio do novo contrato para produção e manutenção dos novos ônibus movidos a hidrogênio verde na cidade de Porto, em Portugal, aconteceu na última semana. A empresa responsável pelo gerenciamento do transporte, a Metro do Porto, comunicou também mais detalhes sobre o projeto de 29,5 milhões de euros.
O plano conta com a aquisição de 12 ônibus elétricos articulados movidos a hidrogénio verde produzido a partir de fontes sustentáveis. A nova frota cuidará das linhas Boavista-Império (em fase de construção) e Boavista-Anémona, ainda sem concurso anunciado.
De acordo com o projeto, os ônibus terão motorização híbrida elétrica com alimentação a hidrogénio. Além disso, devem ter velocidade limitada de até 50 km/h, com autonomia estimada de até 350 quilômetros com hidrogénio e de até 50 km, no modo elétrico. Os veículos deverão ter lotação de até 130 passageiros, com 35 lugares sentados.
Os ônibus a hidrogénio entrarão ao serviço da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), na modalidade de BRT (Bus Rapid Transit). Na cidade, a modalidade é conhecida como metrobus. A criação dos novos veículos acontecerá pelo consórcio que integra a CaetanoBus, DST Solar, DouroGás Natural, PRF e BrightCity.
A empresa ainda planeja instalar painéis solares fotovoltaicos nas estações de recolha da operadora STCP, com capacidade de produção de, em média, 350Kg de hidrogénio por dia. A estrutura também poderá alimentar outros veículos.
O consórcio será responsável pelo fornecimento e manutenção dos novos veículos BRT, projetos e infraestruturas de produção de hidrogénio verde e de energia elétrica de fontes renováveis. O contrato milionário teve parte do valor financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 66 milhões de euros.
Leia também: Transporte ferroviário: Grupo CCR pretende testar hidrogênio verde no País