O governo do Pará encomendou 40 ônibus elétricos para integrar o BRT da região metropolitana de Belém até a COP30. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas será sediada no Estado em 2025.
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Com previsão de entrega ainda em 2024, os novos ônibus também irão compor a frota de eletrificados do Estado. Os veículos são todos nacionais, produzidos pela Eletra, empresa brasileira de ônibus elétricos. O valor investido para a aquisição dos carros foi de R$ 120 milhões.
O contrato foi assinado em 13 de janeiro pelo governador Helder Barbalho (MDB). A licitação da Agência de Transporte Metropolitano do Estado do Pará (Agtran), órgão responsável pela gestão do BRT da região, selecionou a empresa.
Os ônibus elétricos contratados da Eletra possuem, quase integralmente, tecnologia nacional. A tração elétrica e a integração são próprias da Eletra e estão combinadas com a carroceria Caio eMillennium, e motor elétrico e baterias da Weg, outras duas companhias brasileiras. Além delas, os ônibus contam também com chassis da Mercedes Benz.
A fábrica, localizada em São Bernardo do Campo, pode produzir até 150 veículos por mês. De acordo com a empresa, a expectativa é de que a planta, inaugurada em junho do ano passado, possa montar 1.800 unidades de eletrificados por ano.
Os primeiros modelos da Eletra já estão presentes em capitais como São Paulo, Salvador, Vitória e Curitiba. Em setembro, o governo de São Paulo anunciou a aquisição de 50 veículos elétricos em sua frota de ônibus.
De acordo com o Guia de Investimentos para ônibus Zero Emissão no Brasil, até 2030, 11.008 ônibus elétricos estarão circulando no País. A pesquisa também mostra São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador como principais agentes deste setor, correspondendo por 84% do mercado.