O táxi-voador de duas toneladas da AutoFlight concluiu o primeiro voo sobre o Rio Yangtze, na China. A decolagem aconteceu em Nanquim, no Distrito de Pukou, e percorreu cerca de 25km. O voo da aeronave de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL) marcou a primeira experiência de viagem de um veículo deste tipo com mais de uma tonelada.
Leia mais: São Paulo receberá primeiro aeroporto para eVTOLs
A jornada começou na base de veículos aéreos não tripulados (UAV) de Nanquim, no Distrito de Pukou, e cruzou o Rio Yangtze, em um trajeto de ida e volta. A região é um importante polo cultural do País. Com o veículo, a cidade espera economizar em tempo de viagem.
Por terra, por exemplo, o trecho em linha reta de 5,5 km entre a base de veículos aéreos de Nanquim e o Parque Yuzui exige uma viagem de 20 km, com duração de 25 minutos. De acordo com a AutoFlight, este voo oferece um vislumbre do futuro das viagens de baixa altitude e do turismo cultural na cidade histórica.
O modelo também conhecido como Prosperity, da AutoFlight, possui um sistema de propulsão puramente elétrico. Pesando um pouco mais de duas toneladas, o veículo também possui cabine com cinco assentos.
O eVTOL funciona com uma configuração de asa ‘lift and cruise’ (levantar e navegar, em tradução livre), que permite decolagem vertical semelhante a um helicóptero. “Uma vez em modo de voo, ele faz a transição para voo de asa fixa para cruzeiro horizontal”, explica a empresa. De acordo com a AutoFlight, a aeronave está sendo projetada para realizar viagens aéreas pontuais dentro de cidades e áreas intermunicipais, com o objetivo de oferecer preços semelhantes aos serviços de carros terrestres.