Voltar
Rally Dos Sertões

Piloto é homenageado por companheiros de equipe e pela comunidade do Rally

Admirado pela sua habilidade ao guidão e adorado por sua simpatia e alto astral, Tunico Maciel, morto após acidente na última etapa, deixou seu nome gravado na história do esporte e nos corações de todos

11/11/2020 - 3 minutos, 33 segundos


Tunico Maciel foi campeão do Sertões em 2018 e 2019 (acima). Foto: Magnus Torquato/Divulgação

Um dos principais nomes do rali nas motos, o piloto Tunico Maciel, 26 anos, faleceu na última segunda-feira (9 de novembro) em decorrência do acidente sofrido na última etapa do Rally dos Sertões 2020. Tunico foi levado para um hospital em São Luís (MA), mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.

Antônio Luiz Maciel Filho, conhecido por todos como Tunico, nasceu  em 17 de fevereiro de 1994 na cidade de Lavras (MG). Como todo bom mineiro, era apaixonado por motos off-road e, desde cedo, destacou-se nas competições de enduro de regularidade, realizadas nas trilhas mineiras.

Era piloto profissional há nove anos e, desde 2015, integrava a equipe Honda Racing. No time oficial da marca japonesa, Tunico venceu duas edições do Rally dos Sertões (2018 e 2019) e também conquistou o bicampeonato brasileiro de Rali Cross-Country (2019 e 2020).

Sua habilidade ao guidão era equivalente a sua simpatia e alto astral. Conhecido por sua risada solta e personalidade cativante, Tunico era adorado por companheiros de equipe e por toda a comunidade do Rally dos Sertões.

Nos últimos dias, o piloto mineiro recebeu diversas homenagens dos companheiros e de toda a família do Rally dos Sertões.

A equipe Honda Racing Brasil divulgou o lindo vídeo acima, como forma de homenagear o piloto. Outras personalidades também lamentaram o falecimento de Tunico.

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

“Estamos todos arrasados com a precoce partida.  Perdemos um irmão. Tunico carregava o maior coração do mundo e um sorriso gigante e acolhedor. Era o tipo de pessoa que ligava em casa para lembrar de um aniversário ou só para saber se estávamos bem. Um cara eterno.”

Du Sachs, diretor de prova Sertões

“Triste demais. Menino de ouro, piloto exemplar, corria com paixão. Que Deus conforte os corações dos seus familiares e o de todos os amigos que acompanhavam sua trajetória.  Sem palavras.”

Dário Júlio, chefe da equipe Honda Racing

“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Eu perdi um filho, um menino que conheci e vi que tinha potencial. Muito mais do que eu imaginava. Sobre o piloto Tunico, o que tenho a dizer é que ele foi muito dedicado, buscava sempre melhorar em tudo, um guerreiro, um campeão. Não foi à toa todos esses títulos conquistados na carreira. Sobre a pessoa Tunico, um cara apaixonado pela vida, família e amigos. Um garoto com um coração gigante, puramente verdadeiro, do qual eu tive a honra de conviver nos últimos cinco anos.”


Jean Azevedo, maior campeão das motos e companheiro de equipe

“Não existem palavras para expressar a tristeza desse momento. Antes do excelente piloto que era, posso dizer que perdi um grande amigo. Tenho muito respeito e admiração pelo Tunico, tanto como pessoa quanto profissional. Meus sinceros sentimentos para toda a família. Vá com Deus, meu amigo.”


Bissinho Zavati, campeão da classe Moto 2 no Sertões 2020 e companheiro de equipe

“Estou triste demais em perder uma pessoa como o Tunico, meu companheiro de equipe. A gente sempre se deu muito bem. É uma verdadeira família nosso time de rally. É muito ruim saber que não teremos mais o Tunico com as brincadeiras dele, com a nossa diversão do dia a dia. Eu torcia demais pelos resultados dele. Uma pessoa incrível, era o meu vizinho de quarto no motorhome. Estava toda hora ali, um ao lado do outro. É muito difícil acreditar o que está acontecendo nesse momento.”


Ricardo Martins, piloto de moto, campeão do Sertões 2020

 “Está sendo um momento difícil pra mim, toda a alegria do título foi apagada. Um grande amigo meu, a rivalidade ficava dentro das especiais, nos respeitávamos muito um ao outro. A nossa última disputa no Sertões foi muito limpa, muito respeitosa.  Me coloco no lugar dos familiares e dos mais próximos do Tunico, que Deus os conforte, é muito duro perder uma pessoa como o Tunico, muito alegre, sempre muito presente com as pessoas.  Tenho certeza que ele está no lado de Deus e que vai cuidar dele!”

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login