Buscando sugestões para:


Patrocinio Dunlop Patrocinio Dunlop
Logo
Rally Dos Sertões

Sertões 2020 revela destinos turísticos pouco conhecidos

Prova, que percorre mais de 4.500 km pelo Brasil, passa por dois locais que merecem destaque: o Lago Serra da Mesa, em Goiás, e a Chapada das Mesas, no Maranhão; conheça

2 minutos, 11 segundos de leitura

03/11/2020

Por: Arthur Caldeira

Chapada das Mesas, no Maranhão, recebe esse nome por conta dos platôs, que se assemelham a mesas de pedra. Foto: Ministério do Turismo/Divulgação

Uma competição de grande extensão, como o Rally dos Sertões, promove diversas experiências aos participantes e não apenas no que se refere à competição esportiva. Para Joaquim Monteiro, CEO do Rally, a prova cruza o Brasil e revela destinos turísticos que poucos conhecem.

Nesta 28ª edição, dois lugares merecem destaque: o Lago Serra da Mesa, localizado na região norte de Goiás, e a Chapada das Mesas, no Maranhão.

barco-em-lago-em-goiás
Lago Serra da Mesa oferece diversas atividades, como pesca e passeios de lancha. Foto: Silvio Quirino/ Goiás Turismo

O Lago Serra da Mesa é considerado o quinto maior lago do país e o segundo maior artificial do mundo. Originado pela Hidrelétrica da Serra da Mesa, a região tem grande potencial turístico.

Diversas atividades podem ser realizadas no local: pesca esportiva, passeios de lancha, mergulho e trilhas. A cachoeira do Zé Mineiro, que também fica na região, mais precisamente no município de Uruaçu, é parada obrigatória aos turistas.

Cachoeira do Zé Mineiro na Serra da Mesa, em Goiás. Foto: Silvio Quirino/Goiás Turismo

Aos interessados em cultura, a dica fica para a visitação ao Memorial Serra da Mesa. Construído em 2006, o espaço tem como objetivo resgatar a história local, promover a educação ambiental e ser um centro de referência da cultura goiana.

Joia em pedra bruta

Já o Maranhão, último estado a ser percorrido pelo Rally dos Sertões, reserva a Chapada das Mesas. Lotadas de atrativos, a região tem como cidade-base Carolina, e possui cerca de 160 mil hectares em seu parque.

Portal da Chapada das Mesas, no Maranhão. Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

De extrema exuberância, o local é conhecido por ser um “paraíso das águas”, possuindo cachoeiras, formações rochosas, cânions, trilhas, rios e lagos. Os principais pontos turísticos são: Portal da Chapada, Poço Azul, Cachoeira de Santa Bárbara, Complexo Pedra Caída, Cachoeira do Prata e de São Romão e Trilha no Refúgio.

Visto como um santuário ecológico, a Chapada das Mesas recebe esse nome por conta dos platôs, que se assemelham a mesas de pedra. Na verdade, são paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Cachoeira na Chapada das Mesas
Chapada das Mesas é conhecida por ser um paraíso das águas. Foto: Getty Images

Desde 30 de outubro o Rally dos Sertões desbrava o país. A prova segue até 7 de novembro, após percorrer mais de 4.500 quilômetros, passando por cinco estados brasileiros.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login