Voltar
Rally Dos Sertões

Sertões 2020 revela destinos turísticos pouco conhecidos

Prova, que percorre mais de 4.500 km pelo Brasil, passa por dois locais que merecem destaque: o Lago Serra da Mesa, em Goiás, e a Chapada das Mesas, no Maranhão; conheça

03/11/2020 - 2 minutos, 11 segundos


Chapada das Mesas, no Maranhão, recebe esse nome por conta dos platôs, que se assemelham a mesas de pedra. Foto: Ministério do Turismo/Divulgação

Uma competição de grande extensão, como o Rally dos Sertões, promove diversas experiências aos participantes e não apenas no que se refere à competição esportiva. Para Joaquim Monteiro, CEO do Rally, a prova cruza o Brasil e revela destinos turísticos que poucos conhecem.

Nesta 28ª edição, dois lugares merecem destaque: o Lago Serra da Mesa, localizado na região norte de Goiás, e a Chapada das Mesas, no Maranhão.

barco-em-lago-em-goiás
Lago Serra da Mesa oferece diversas atividades, como pesca e passeios de lancha. Foto: Silvio Quirino/ Goiás Turismo

O Lago Serra da Mesa é considerado o quinto maior lago do país e o segundo maior artificial do mundo. Originado pela Hidrelétrica da Serra da Mesa, a região tem grande potencial turístico.

Diversas atividades podem ser realizadas no local: pesca esportiva, passeios de lancha, mergulho e trilhas. A cachoeira do Zé Mineiro, que também fica na região, mais precisamente no município de Uruaçu, é parada obrigatória aos turistas.

Cachoeira do Zé Mineiro na Serra da Mesa, em Goiás. Foto: Silvio Quirino/Goiás Turismo

Aos interessados em cultura, a dica fica para a visitação ao Memorial Serra da Mesa. Construído em 2006, o espaço tem como objetivo resgatar a história local, promover a educação ambiental e ser um centro de referência da cultura goiana.

Joia em pedra bruta

Já o Maranhão, último estado a ser percorrido pelo Rally dos Sertões, reserva a Chapada das Mesas. Lotadas de atrativos, a região tem como cidade-base Carolina, e possui cerca de 160 mil hectares em seu parque.

Portal da Chapada das Mesas, no Maranhão. Foto: Divulgação/Ministério do Turismo

De extrema exuberância, o local é conhecido por ser um “paraíso das águas”, possuindo cachoeiras, formações rochosas, cânions, trilhas, rios e lagos. Os principais pontos turísticos são: Portal da Chapada, Poço Azul, Cachoeira de Santa Bárbara, Complexo Pedra Caída, Cachoeira do Prata e de São Romão e Trilha no Refúgio.

Visto como um santuário ecológico, a Chapada das Mesas recebe esse nome por conta dos platôs, que se assemelham a mesas de pedra. Na verdade, são paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Cachoeira na Chapada das Mesas
Chapada das Mesas é conhecida por ser um paraíso das águas. Foto: Getty Images

Desde 30 de outubro o Rally dos Sertões desbrava o país. A prova segue até 7 de novembro, após percorrer mais de 4.500 quilômetros, passando por cinco estados brasileiros.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login