Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: conheça os vencedores da Trilha Jornal do Carro

Marcello Von Schneider (à esq.), diretor institucional da BYD, ao lado de Dante Grecco (editor do Mobilidade). A marca venceu em duas categorias: Melhor Elétrico e Carro do Jornal do Carro. Foto: Rogério Cassimiro

11/12/2023 - Tempo de leitura: 6 minutos, 36 segundos

O mercado brasileiro de veículos passou por transformações importantes em 2023. As vendas de carros elétricos e híbridos, por exemplo, cresceram de uma forma inédita: de janeiro a novembro deste ano, os emplacamentos de eletrificados acumulam alta de 78%.

Da mesma forma, as picapes avançam em participação, respondendo, junto aos SUVs – que respondem por 45,5% do total de automóveis e comerciais leves novos entregues no ano – pela maior parte dos lançamentos no ano. Mas também houve importantes lançamentos entre modelos de entrada, visto que os preços dos carros zero-quilômetro dispararam.

É com base nesta leitura do mercado nacional e na avaliação dos urados que o Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 apresenta os ganhadores da Trilha Jornal do Carro, que você confere a seguir. O evento para premiação, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

Melhor Hatch Compacto: Citroën C3

O modelo, que venceu também a última edição, mais uma vez está no topo da lista. Disponível em quatro versões, o novo Citroën C3 é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro. O hatch oferece opções de motores 1.0 (75 cv) e 1.6 (120 cv), ambos flexíveis, e câmbios manual (5 marchas) e automático (6 velocidades). O preço começa em R$ 69.990 e vai até R$ 97.790. Com produção na fábrica de Porto Real (RJ), é o campeão de vendas da marca francesa da Stellantis e soma 21.252 emplacamentos até outubro. Um destaque é o multimídia com tela de 10” e espelhamento sem fio com celulares Android e Apple.

Rodrigo Ribeiro (à esq.), assessor de imprensa da Citroën, recebe o troféu das mãos de Tião Oliveira, editor do Jornal do Carro. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Sedã Compacto: Chevrolet Onix Plus

Com produção em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Onix Plus é o sedã mais vendido do País desde que estreou, em 2019. Neste ano, o três volumes da Chevrolet acumula 63.093 unidades entregues, com larga vantagem sobre o 2º colocado, o Fiat Cronos, que tem 38.852 emplacamentos até outubro. Versões mais baratas usam motor 1.0 flex e câmbio manual (6 marchas), enquanto as de topo trazem o 1.0 turboflex (116 cv) e câmbio automático (também com 6 marchas). Os preços vão de R$ 97.390 até R$ 120.290.

Chevrolet Onix Plus faturou o prêmio de Melhor Sedã Compacto. Foto: Divulgação Chevrolet

Melhor Sedã de Luxo: Audi A3

O sedã de entrada da marca das quatro argolas é um dos modelos mais interessantes da categoria na atual geração. Com o estilo mais atual da Audi, o A3 sedã é elegante por fora e subiu de qualidade na cabine. O modelo aposta na veia esportiva e está disponível em duas versões (S Line e Performance Black), ambas com o conhecido motor 2.0 turbo TFSI de 204 cv de potência. Um detalhe bem legal é o seletor eletrônico do tipo joystick do câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.

Melhor Sedã de Luxo: Audi A3. Foto: Divulgação Audi

Melhor SUV Compacto: Chevrolet Tracker

Segundo SUV mais vendido do País em 2023, o Chevrolet Tracker disputa a liderança desde que ganhou a atual geração, há três anos. Com produção em São Caetano do Sul (SP), o modelo usa a mesma base da linha Onix e tem como destaque a conectividade a bordo, bem como o desempenho, graças aos motores 1.0 turboflex de 116 cv e 1.2 turboflex de até 133 cv. Com preço a partir de R$ 130.920, o Tracker usa sempre câmbio automático de seis marchas e tração traseira, e aposta em boa lista de conteúdos.

Chevrolet Tracker, eleito Melhor SUV Compacto. Foto: Divulgação Chevrolet

Melhor SUV Médio: GWM Haval H6

Primeiro carro da Great Wall Motors no Brasil, o Haval H6 é o maior sucesso de 2023 entre os híbridos. Lançado em março, o chinês rapidamente se tornou um dos mais vendidos, superando até o Toyota Corolla Cross híbrido flex feito em Sorocaba (SP). Além do porte robusto, com 4,68 metros de comprimento e 2,74 m de distância entre-eixos, o H6 está disponível em versões híbrida (HEV) e do tipo plug-in (PHEV). O modelo parte de R$ 214 mil, é recheado de tecnologias modernas, bem construído e tem ótimo desempenho.

Zeca Chaves, head de comunicação da GWM, e Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Picape: Ford Ranger

A 5ª geração da Ford Ranger chegou no Brasil no meio do ano importada da Argentina, e ganhou visual moderno, novo interior, evolução de plataforma e mecânica, bem como mais equipamentos e conectividade. A tabela de preço parte de R$ 239.990 na versão XL 4×4 com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio manual, e alcança R$ 339.990 na Limited 3.0 V6 turbodiesel automática de 250 cv.


Fulvio Ferrari, especialista de produtos veículos comerciais da Ford, e Diogo de Oliveira, editor-assistente do Jornal do Carro. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Esportivo: Porsche 911

Um dos esportivos mais famosos do mundo, o Porsche 911 tem conquistado a preferência dos brasileiros mais ricos. O icônico modelo da fábrica de Stuttgart já tem quase 1.000 emplacamentos em 2023, um número impressionante se considerar que o seu preço começa em R$ 835.000 na versão Carrera. Disponível em mais de uma dezena de versões nas carrocerias cupê e conversível, bem como em séries limitadas, o 911 tem, na opção Turbo S, o motor 3.7 turbo boxer traseiro capaz de gerar 650 cv.

Porsche 911 foi escolhido como Melhor Esportivo. Foto: Divulgação Porsche

Melhor Híbrido: Volvo XC60 Recharge

Último modelo com motor a combustão da Volvo, o atual XC60 resiste e é o 5º híbrido mais vendido do Brasil em 2023. Ao todo, soma 3.608 unidades até outubro. Em junho, o SUV recebeu atualização que aumentou desempenho e autonomia. O conjunto do tipo plug-in, recarregável em tomadas, une o motor 2.0 turbo a gasolina (320 cv) a um elétrico. Este deu um salto de 87 cv para 145 cv. Dessa forma, a potência combinada chega a 462 cv (antes, era de 407 cv). O preço começa em R$ 419.950.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars, e Dante Grecco, editor do Mobilidade. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Elétrico e Carro do Jornal do Carro: BYD Dolphin EV

Um fenômeno de vendas. Assim pode ser caracterizado o BYD Dolphin, hatch elétrico que chegou da China em junho e vem quebrando recordes de vendas. Apenas em outubro foram 1.366 emplacamentos, número até impensável para um carro a bateria. Disponível em duas versões e com preço a partir de R$ 149.800, o “golfinho” é da linha de modelos inspirados em animais marinhos. Além de bom desempenho, tem interior caprichado, espaçoso e tecnológico, com destaque para o multimídia giratório com tela de 12,8”.

BYD Dolphin EV foi eleito em duas categorias: Melhor Elétrico e Carro do Jornal do Carro. Foto: Divulgação BYD

Melhor Carro por Voto Popular: RAM Rampage

Primeira picape nacional da marca RAM sob o comando da Stellantis, a Rampage chegou às lojas em setembro e já aparece entre as mais vendidas. Logo no primeiro mês, superou médias tradicionais, como Chevrolet S10 e VW Amarok. Com preço a partir de R$ 244.790, o modelo feito em Goiana (PE) usa a base Small Wide, a mesma da Fiat Toro e dos SUVs da Jeep. A nova picape estreou o inédito motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, tem opção 2.0 turbodiesel e capricha na cabine, com acabamento esmerado e muita tecnologia.

Bruno Rocha, assessor de comunicação da RAM, recebe o troféu de Melhor Carro pela RAM Rampage de Rodrigo Flores, diretor de Publishing House do Estadão. Foto: Rogério Cassimiro