Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024: conheça os vencedores da Trilha Mobilidade

Da esq. para a dir: Inácio Barbosa da Silva (Estadão), Francisco Rosado (diretor da Bradesco Seguros), Luiz Carlos Gomes (superintendente executivo da Bradesco Seguros) e Valdir Vieira (Estadão). A empresa venceu na categoria Melhor Seguradora. Foto: Rogério Cassimiro

11/12/2023 - Tempo de leitura: 5 minutos, 44 segundos

Finalmente chegou a hora dos vencedores da Trilha Mobilidade, do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 serem conhecidos. Nesta edição, a trilha que destaca as novidades e inovações do ecossistema da mobilidade urbana contou com 18 empresas, concorrendo em quatro categorias.

As companhias foram anunciadas em um evento realizado hoje (11/12) no Museu e Arte Moderna (MAM), com transmissão pelas redes sociais do Estadão e portal Mobilidade. Confira abaixo os vencedores de cada categoria.

Melhor App de Mobilidade e Melhor Solução de Mobilidade por voto popular: 99

Concorrendo com Uber e InDrive, a grande vencedora foi a 99, empresa de tecnologia que atua no País há dez anos e que faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). A 99 também venceu como Melhor Solução de Mobilidade, por votação popular. No Brasil, o aplicativo conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

Leandro Abecassis (à esq.), diretor de Produto e Experiência da 99, recebe o troféu de Rodrigo Flores, diretor de Publishing House do Estadão. Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Marca de Bicicleta: Caloi

A Caloi, empresa brasileira fabricante de bicicletas, com sede em São Paulo e fábrica em Manaus (AM), foi a vencedora desta edição do prêmio. Fundada em 1898, atualmente comercializa marcas como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Schwinn e Fabric. Seus concorrentes na premiaç]ao foram a Oggi e Sense Bikes.

Melhor Tag de Pagamentos: Veloe

Veloe é um hub de mobilidade e gestão de frota, criada para tornar a mobilidade mais fluida e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente. Veloe é aceita em todas as rodovias pedagiadas e mais de 2.300 estabelecimentos comerciais no País e foi criada pelo Banco do Brasil e Bradesco, em 2018, como uma unidade de negócios da Alelo.

Vanessa Anduolo (gerente comercial Estadão) e André Turquetto (diretor geral da Veloe). Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Locadora: Localiza&Co

Concorrendo ao lado de empresas como Unidas e Movida, a Localiza&Co foi a grande vencedora da categoria Melhor Locadora desta edição do prêmio. A empresa é uma das maiores redes de mobilidade na América do Sul, presente em seis países, com mais de 580 mil carros na frota, 900 pontos físicos e 17 mil colaboradores.

Melhor Serviço de Carro por Assinatura: Movida

O serviço de Carro por Assinatura da Movida foi lançado em 2019, e atualmente está presente em quase todos os Estados do Brasil. A frota conta com modelos econômicos, hatches, sedans, SUVs, híbridos, elétricos, picapes, blindados e até veículos de luxo. Também concorreram Flua! e Kinto, da Toyota.

Daniel Nabuco (gerente geral de vendas de carro por assinatura da Movida) recebe o troféu de Vanessa Anduolo (do Estadão). Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Seguradora: Bradesco Seguros

A vencedora da categoria foi a Bradesco Seguros, a seguradora do Grupo Bradesco. Além de seguro para autos, a empresa atua no segmento residencial, plano de saúde, dental, capitalização, seguro de vida e planos de previdência privada. Suas concorrentes foram Mapfre Seguro e Porto Seguro Auto.

Confira os vencedores das premiações especiais

A edição deste ano contemplou algumas premiações especias, como Cidade Destaque em Mobilidade, Melhor Campanha Publicitária/Melhor Estratégia de Marketing, além de Melhor Executiva/o. São evoluções em relação aos anos anteriores que visam reconhecer municípios, iniciativas de empresas e pessoas com boas práticas no segmento. Confira os grandes vencedores a seguir.

Cidade Destaque em Mobilidade: Fortaleza (CE)

Concorrendo com Salvador (BA) e Curitiba (PR), Fortaleza, capital do Ceará, foi a grande vencedora desta edição do Prêmio BYD Mobilidade Estadão. Entre os aspectos que a contrubuíram para sua escolha pelos jurados, destaque para seus 430 quilômetros de estrutura para bicicletas e um sistema que combina malha cicloviária, transporte público e qualificação do calçamento para pedestres.

O município, que é o mais populoso do Nordeste e o quarto do Brasil, com mais de 2,42 milhões de habitantes, tem se tornado referência nacional em segurança viária, com a redução do limite de vlocidade de 60 km/h para 50 km/h, em 12 vias, trabalho que começou em 2022 e já resultou na diminuição de 68% das mortes provocadas por acidentes de trânsito no período.

Integração modal e estímulo à mobilidade ativa na capital do Ceará. Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza

Melhor Campanha Publicitária/Melhor Estratégia de Marketing: ‘Como Nossos Pais – 70 anos da Volkswagen do Brasil’

Filme publicitário da VW, vencedor do Prêmio BYD Mobilidade Estadão. Reprodução

Com mais de 33 milhões de visualizações apenas na página da Volkswagen do Brasil no Youtube, o filme é, certamente, um dos impactantes da história da empresa. Aliás, a campanha celebra justamente os 70 anos da presença da companhia alemã no País. Criada pela AlmapBBDO, conseguiu unir Elis Regina e sua filha, Maria Rita, que tinha apenas quatro anos quando a mãe faleceu.

Isso só foi possível com a ajuda de inteligência artificial. No filme, Elis (a bordo de uma Kombi) e Maria Rita (em um ID.Buzz, versão, digamos, moderna e elétrica da Kombi) fazem um dueto emocionante cantando “Como Nossos Pais”, de Belchior. Além de celebrar uma das maiores intérpretes do País de todos os tempos, o filme mostra que o novo é uma consequência natural do que já vivemos e que a cada momento tem a sua beleza, força e significado. 

Fernanda Lopes (diretora de comunicação da Almap BBDO) e Paulo Pessoa (diretor de publicidade do Mercado Anunciante Estadão). Foto: Rogério Cassimiro

Melhor Executivo: Antonio Filosa, Grupo Stellantis

O italiano Antonio Filosa chegou ao Brasil no início de 2018 para ser o COO da Fiat Chrysler
Automobiles (FCA), fruto da fusão dos grupos Fiat e Chrysler. Na época, a FCA tinha dois carros
entre os 10 mais vendidos: a Fiat Strada, em sétimo lugar, e o Jeep Compass, em 10º. Além disso,
a Fiat ocupava a 3ª posição, com pouco mais de 12% de participação, e a Jeep era a 10ª.

Antes de deixar o País para assumir o cargo de CEO global da Jeep, nos EUA, Filosa reposicionou as marcas Citroën, Fiat, Peugeot e Ram, unidas com a criação do Grupo Stellantis. Lançou novos carros e, sob  sua gestão, a Strada vai fechar 2023 como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, a Fiat deve encerrar o ano como a marca líder de mercado, com mais de 22% de participação.

Antonio Filosa, do Grupo Stellantis, eleito Melhor Executivo do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024. Foto: Divulgação Stellantis