Finalmente chegou a hora dos vencedores da Trilha Mobilidade, do Prêmio BYD Mobilidade Estadão 2024 serem conhecidos. Nesta edição, a trilha que destaca as novidades e inovações do ecossistema da mobilidade urbana contou com 18 empresas, concorrendo em quatro categorias.
As companhias foram anunciadas em um evento realizado hoje (11/12) no Museu e Arte Moderna (MAM), com transmissão pelas redes sociais do Estadão e portal Mobilidade. Confira abaixo os vencedores de cada categoria.
Concorrendo com Uber e InDrive, a grande vencedora foi a 99, empresa de tecnologia que atua no País há dez anos e que faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). A 99 também venceu como Melhor Solução de Mobilidade, por votação popular. No Brasil, o aplicativo conecta milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
A Caloi, empresa brasileira fabricante de bicicletas, com sede em São Paulo e fábrica em Manaus (AM), foi a vencedora desta edição do prêmio. Fundada em 1898, atualmente comercializa marcas como Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Schwinn e Fabric. Seus concorrentes na premiaç]ao foram a Oggi e Sense Bikes.
Melhor Tag de Pagamentos: Veloe
Veloe é um hub de mobilidade e gestão de frota, criada para tornar a mobilidade mais fluida e a gestão de frotas leves e pesadas mais eficiente. Veloe é aceita em todas as rodovias pedagiadas e mais de 2.300 estabelecimentos comerciais no País e foi criada pelo Banco do Brasil e Bradesco, em 2018, como uma unidade de negócios da Alelo.
Concorrendo ao lado de empresas como Unidas e Movida, a Localiza&Co foi a grande vencedora da categoria Melhor Locadora desta edição do prêmio. A empresa é uma das maiores redes de mobilidade na América do Sul, presente em seis países, com mais de 580 mil carros na frota, 900 pontos físicos e 17 mil colaboradores.
Melhor Serviço de Carro por Assinatura: Movida
O serviço de Carro por Assinatura da Movida foi lançado em 2019, e atualmente está presente em quase todos os Estados do Brasil. A frota conta com modelos econômicos, hatches, sedans, SUVs, híbridos, elétricos, picapes, blindados e até veículos de luxo. Também concorreram Flua! e Kinto, da Toyota.
A vencedora da categoria foi a Bradesco Seguros, a seguradora do Grupo Bradesco. Além de seguro para autos, a empresa atua no segmento residencial, plano de saúde, dental, capitalização, seguro de vida e planos de previdência privada. Suas concorrentes foram Mapfre Seguro e Porto Seguro Auto.
A edição deste ano contemplou algumas premiações especias, como Cidade Destaque em Mobilidade, Melhor Campanha Publicitária/Melhor Estratégia de Marketing, além de Melhor Executiva/o. São evoluções em relação aos anos anteriores que visam reconhecer municípios, iniciativas de empresas e pessoas com boas práticas no segmento. Confira os grandes vencedores a seguir.
Concorrendo com Salvador (BA) e Curitiba (PR), Fortaleza, capital do Ceará, foi a grande vencedora desta edição do Prêmio BYD Mobilidade Estadão. Entre os aspectos que a contrubuíram para sua escolha pelos jurados, destaque para seus 430 quilômetros de estrutura para bicicletas e um sistema que combina malha cicloviária, transporte público e qualificação do calçamento para pedestres.
O município, que é o mais populoso do Nordeste e o quarto do Brasil, com mais de 2,42 milhões de habitantes, tem se tornado referência nacional em segurança viária, com a redução do limite de vlocidade de 60 km/h para 50 km/h, em 12 vias, trabalho que começou em 2022 e já resultou na diminuição de 68% das mortes provocadas por acidentes de trânsito no período.
Com mais de 33 milhões de visualizações apenas na página da Volkswagen do Brasil no Youtube, o filme é, certamente, um dos impactantes da história da empresa. Aliás, a campanha celebra justamente os 70 anos da presença da companhia alemã no País. Criada pela AlmapBBDO, conseguiu unir Elis Regina e sua filha, Maria Rita, que tinha apenas quatro anos quando a mãe faleceu.
Isso só foi possível com a ajuda de inteligência artificial. No filme, Elis (a bordo de uma Kombi) e Maria Rita (em um ID.Buzz, versão, digamos, moderna e elétrica da Kombi) fazem um dueto emocionante cantando “Como Nossos Pais”, de Belchior. Além de celebrar uma das maiores intérpretes do País de todos os tempos, o filme mostra que o novo é uma consequência natural do que já vivemos e que a cada momento tem a sua beleza, força e significado.
O italiano Antonio Filosa chegou ao Brasil no início de 2018 para ser o COO da Fiat Chrysler
Automobiles (FCA), fruto da fusão dos grupos Fiat e Chrysler. Na época, a FCA tinha dois carros
entre os 10 mais vendidos: a Fiat Strada, em sétimo lugar, e o Jeep Compass, em 10º. Além disso,
a Fiat ocupava a 3ª posição, com pouco mais de 12% de participação, e a Jeep era a 10ª.
Antes de deixar o País para assumir o cargo de CEO global da Jeep, nos EUA, Filosa reposicionou as marcas Citroën, Fiat, Peugeot e Ram, unidas com a criação do Grupo Stellantis. Lançou novos carros e, sob sua gestão, a Strada vai fechar 2023 como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, a Fiat deve encerrar o ano como a marca líder de mercado, com mais de 22% de participação.