‘Vamos fazer investimentos para transformar a vida das pessoas’, diz Tarcísio de Freitas

Ao todo, serão em torno de R$ 21 bilhões em investimentos em transporte sobre trilhos, de acordo com Tarcísio de Freitas. Foto: Thiago Queiroz/Estadão
Daniela Saragiotto
28/05/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou, durante sua participação do Summit Mobilidade 2024, evento realizado pelo Estadão rna terça-feira (28), na capital paulista, sobre a criação do maior sistema metroferroviário do Estado de São Paulo.

Leia também: ‘Nosso grande desafio é incentivar o transporte coletivo e desestimular o particular’, diz Ricardo Nunes

“Amanhã (dia 29) assinaremos o contrato do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, iniciativa que faz parte do Programa São Paulo sobre Trilhos, que contempla diversos projetos desse modal. Serão mais de 890 novos quilômetros [de infraestrutura para trens]”, disse o goverrnador.

Aporte do governo

Mais de 13 projetos fazem parte dessa grande iniciativa, considerada pelo governador como “a maior iniciativa para extensão do sistema metroferroviário do Estado”, disse.

Entre elas, Tarcísio mencionou diversos novos projetos, como a criação de trens regionais entre São José dos Campos e Taubaté, Sorocaba para Campinas e extensões até Araraquara e Ribeirão Preto, além de obras já contratadas como o Trem Intercidades Eixo Norte. Além de projetos relacionados a diversas linhas de metrô e trem, como nas linhas 6, 8, 17, extensão da linha 4, entre outros. “Também queremos ter todos os aeroportos – Campo de Marte, Congonhas e Guarulhos – interligados por trilhos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

“Serão R$ 21 bilhões no total em investimentos em linhas metroferroviárias e o Estado terá que criar musculatura para isso, para assumirmos compromissos de longo prazo e transformar a vida das pessoas”, disse Tarcísio.

Saiba mais: Summit Mobilidade: Renan Filho, ministro dos Transportes, fala sobre os grandes desafios do País