Portal Mobilidade
Para evoluir no mundo das motos com opções mais sofisticadas e potentes, não é preciso desembolsar o valor de um carro. Existem opções entre R$ 23 mil e R$ 27 mil
O modelo é para quem gosta de motos urbanas. A marca registrada desta versão é o estilo naked (pelado), ou seja, sem carenagem, e com assento baixo, a 785 mm do solo. No quesito segurança, os freios são a disco com ABS de série.
O design é agressivo e faz o modelo parecer maior do que realmente é: a moto tem 167 kg, com rodas aro 17. O motor tem dois cilindros e 399 cm³. Produz até 48 cv de potência a 10.000 rpm (mais que os 25 cv da Twister ou Fazer).
A naked se destaca pela ousadia, com um farol pontiagudo de LED. A aparência faz jus ao motor de até 44 cv a 9.000 rpm, com um cilindro e 373 cm³. Apesar de vibrar, o propulsor traz respostas rápidas com o acelerador eletrônico. Os freios a disco têm ABS.
Se o que você está buscando é tecnologia, esta pode ser uma boa opção. O modelo vem com um painel digital com tela colorida de 5 polegadas e Bluetooth. É possível conectar a moto ao celular para controlar músicas e atender chamadas no visor.
Se você está buscando desempenho, esta é a moto mais potente da lista: entrega até 50,4 cv a 8.500 rpm. O motor é de dois cilindros e 471 cm³. O modelo mais recente vem com embreagem deslizante (para trocas sem trancos) e câmbio de seis velocidades.
Além de os freios a disco serem ABS, acionam o pisca-alerta em uma frenagem de emergência. Por sua vez, as suspensões são ajustadas para maior conforto do garupa e do piloto: na dianteira, é um garfo telescópico convencional, e na traseira, monoamortecedor.
Uma moto esportiva para o dia a dia. A versão 2020 ganhou um design ainda mais aerodinâmico, com LED no farol, lanterna e nas luzes de pisca-alerta. Os freios são ABS de série nas duas rodas e o destaque tecnológico é o painel 100% digital.
O motor de dois cilindros tem 321 cm³ de capacidade e chega a 42 cv, contudo, precisa de 10.750 rpm para atingir esta potência. O torque alto permite ao piloto rodar na cidade sem usar muito o câmbio de seis marchas.
A trail da BMW é uma opção para quem gosta de uma aventura off-road, mas vai pilotar também no asfalto. A baixa potência (34 cv a 9.200 rpm) é compensada pelo alto torque em baixos giros. O ABS dos freios a disco podem ser desligados para rodar na terra.
O modelo traz um bagageiro de série, ideal para amarrar a mala e pegar a estrada em uma viagem mais longa. O banco mais largo e macio também faz da G 310 GS uma grande companheira de aventuras.
Se o seu objetivo principal é sair do “nível iniciante” quando o assunto é moto, mas não tem uma preferência específica por modelo, pode escolher a melhor opção pelo preço. Atualmente, a Yamaha R3 é o modelo mais em conta.
R$ 27.190
R$ 27.990
R$ 27.990
R$ 30.260
R$ 31.990