Portal Mobilidade
Andar de bike na rua com segurança
Ciclistas ainda dividem as ruas com veículos em alta velocidade, por isso a atenção deve ser redobrada
No primeiro semestre de 2020, foram 690 internações de ciclistas registradas no Sistema Único de Saúde (SUS) por atropelamento. Em dez anos, esse tipo de acidente aumentou 57% e, na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em acidentes de trânsito.
Mais cuidado...
As políticas públicas ainda não contemplam a bicicleta como meio de transporte de forma satisfatória. A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) aponta que falta de infraestrutura é a principal causa para o aumento de acidentes e mortes de ciclistas.
Falta infraestrutura...
1,1
milhão de bicicletas produzidas em 2019
2,6
milhões de carros licenciados no mesmo ano
3,1%
das malhas viárias são para bicicletas no país
Alguns números
Fontes: Abraciclo, Denatran e Portal Mobilize
Uma política pública tem o tripé fiscalização, educação e estrutura. Tem que abordar de todos os lados, ter uma mudança profunda na sociedade, a partir da educação"
coordenador-geral da ONG Rodas da Paz.
"
Raphael Barros
Ainda que os números sejam alarmantes, deixar de pedalar não é a solução. A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) reuniu dicas para pedalar com segurança nas ruas...
Redobre a atenção
Uma das principais dicas é utilizar luzes e adesivos refletivos, sobretudo à noite, para que os motoristas visualizem o ciclista mais facilmente. Utilizar as mãos para sinalizar quando vai parar, mudar de faixa ou fazer uma conversão também evita acidentes.
Seja visto
Muitos ciclistas podem achar que ao andar contra o fluxo de carros está se protegendo por poder enxergar os veículos, mas na verdade, aumenta os riscos de acidentes.
Não ande na contramão
Quanto mais rápido o cliclista pedalar, maiores são os riscos de acidentes. Assim, uma orientação frequente é evitar altas velocidades, respeitar o próprio limite do corpo ao pedalar e não tentar ultrapassar outros veículos ou mesmo outras bikes em movimento.
Devagar se chega ao longe
O mais seguro é pedalar em uma ciclovia (pista exclusiva) ou ciclofaixa (parte da pista sinalizada para bikes). Caso não seja possível, a recomendação é optar por ruas tranquilas e redobrar a atenção ao passar por uma via de maior movimento.
Conheça o caminho
Caso seja preciso passar pela calçada, o ciclista deve descer da bike e empurrar, para evitar acidentes envolvendo pessoas que estão a pé. Na conversão, a preferência é sempre de quem está andando, assim como nas faixas de pedestres.
Respeite os pedestres
Na hora de pedalar nas ruas, o ciclista deve seguir regras. Entre elas estão não furar semáforos vermelhos, evitar conversões não permitidas e não trafegar em sentido proibido.
Respeite as regras de trânsito
Não há problemas em pedalar no parque ouvindo as músicas preferidas, mas quando o ciclista está na rua, o fone de ouvido pode ser um grande vilão. Há o risco de não ouvir uma buzina ou um alerta.
Fones de ouvido são inimigos do ciclista
Pedalar ao lado de carros estacionados representa um risco que muitas vezes não é imaginado: colidir com uma porta aberta. Isso porque alguns motoristas podem não olhar antes de abri-la, o que exige cuidados redobrados ao passar por estes locais.
Cuidado com portas abrindo
O uso de equipamentos de proteção para pedalar não é obrigatório, porém, é altamente recomendado. Investir em luvas, capacete, óculos e até mesmo itens para proteger joelhos e cotovelos pode fazer a diferença em caso de acidentes.
Proteja-se
O melhor local para estacionar a bike é em um bicicletário ou espaço exclusivo. Quando não há essa opção, o ciclista deve evitar deixar a bicicleta em propriedades privadas ou obstruindo a passagem. Em todo caso, é essencial utilizar uma trava para evitar furto.
Onde estacionar?
Um estudo feito pela The Copenhagenize Index classifica as melhores cidades para pedalar, com atualização de dois em dois anos. A capital paulista é destaque com a malha cicloviária mais extensa da América Latina.
Melhores cidades para pedalar
– São Paulo - 498,3 km de malha cicloviária – Brasília - 465 km – Rio de Janeiro - 458 km – Fortaleza - 229,6 km – Salvador - 217,6 km
Ranking de infraestrutura para ciclistas
Fonte: The Copenhagenize Index 2019