Portal Mobilidade
O funcionamento de um carro elétrico pode ser mais simples do que muitos imaginam. Conheça os principais sistemas de um veículo movido a energia elétrica
Naturalmente, a bateria do carro elétrico é uma das partes mais importantes. A maioria é feita de íons de lítio, assim como a dos smartphones. A peça é instalada no assoalho, para baixar o centro de gravidade e melhorar a dinâmica do veículo.
é o peso médio de uma bateria
da massa total do carro
do preço do veículo
de garantia, em média
O módulo de controle é responsável por receber a informação do acelerador do carro e gerenciar a eletricidade gerada pela bateria. Assim, a quantidade correta de energia vai para o motor, regulando a velocidade do veículo.
O motor é o responsável por fazer a energia elétrica da bateria virar movimento, girar o eixo do carro e fazê-lo andar. A eficiência deste componente é três vezes maior do que o propulsor a gasolina ou etanol.
No carro elétrico, a transmissão possui apenas duas marchas: a que movimenta o veículo para frente e a ré. A força que move o carro é proporcional à energia que vem do motor, então basta pisar no acelerador sem preocupação com o câmbio.
Além de parar o carro, o freio tem uma segunda função nos veículos elétricos: ser regenerativo. Isso significa que cada freada produz energia para recarregar a bateria. Ou seja, o freio também aumenta a autonomia do carro elétrico.
Os conectores servem para “ligar o carro na tomada”. Geralmente, estão localizados na parte da frente ou na lateral traseira do carro, onde seria a entrada do tanque de gasolina dos veículos com motor a combustão.
O motorista vai se surpreender com um recurso essencial em um carro elétrico: o pedal inteligente. Quando o motorista para de pisar no acelerador, automaticamente, o carro vai parando aos poucos, sem necessidade de acionar o freio.
“A matriz elétrica do Brasil é limpa, temos reservas dos minerais estratégicos para fabricar baterias e a liderança na tecnologia dos veículos flex. Temos de integrar os elétricos aos biocombustíveis. O Brasil pode ser o pioneiro nos híbridos flex plug-in e adensar a cadeia do lítio para os elétricos puros”,
Presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)
Adalberto Maluf