Portal Mobilidade

Como se preparar para viajar de bike

Qual a bicicleta é mais adequada para você? Que equipamentos usar? O que levar? Por onde pedalar? Listamos as respostas para estas e outras perguntas

Antes de tudo, procure um médico, faça todos os exames solicitados para uma avaliação física de qualidade e aguarde a liberação do profissional de saúde antes de começar a pedalar. É essencial respeitar as limitações do seu corpo.

Não queime a largada

Urbana: para passeios curtos na cidade

Dobrável: fácil de ser transportada no carro, metrô ou ônibus

Elétrica: para trajetos que exigem mais esforço físico

Dicas para escolher a bike

Híbrida: para diferentes tipos de terreno

Speed: para quem quer mais velocidade e performance

Mountain bike: para pedalar na terra

A mochila tem que ser compacta na cicloviagem. Uma dica para não faltar nada é optar por vestimentas técnicas, próprias para ciclismo ou montanhismo, encontradas em lojas de esportes.

Look prático e eficiente

Não se esqueça de levar algo para comer. Dependendo do seu destino, nem sempre pode ser fácil encontrar alimento pelo caminho. Opte por alimentos que sejam fonte de proteína.

Saco vazio não para em pé

Outro item que não pode faltar na mochila é água. Uma bolsa térmica ajuda a mantê-la fresquinha, além de conservar seus alimentos ao longo do trajeto. O kit contra insolação também inclui protetor solar.

Protetor solar e água fresca

Os equipamentos de segurança são indispensáveis: capacete, luvas, cotoveleiras, joelheiras e óculos de proteção.

Segurança: check!

Já a bike deve estar equipada com luzes e faróis, olho de gato (lanterna refletiva) e uma bomba de ar para calibrar os pneus em caso de necessidade.

Equipe sua bike

Fatores que devem ser levados em consideração para escolher o melhor roteiro de bike: distância, duração da viagem, nível de dificuldade, infraestrutura para turistas e segurança.

Caminho das pedras

É recomendado aprender a fazer uma manutenção básica em sua bicicleta. Conseguir consertar um pneu furado ou uma corrente quebrada pode salvar sua viagem caso algum imprevisto aconteça.

Dica de ouro

Viajar com apenas alguns pertences amarrados a uma bicicleta não é fácil, mas é uma experiência única. É uma viagem sustentável, ecologicamente correta e culturalmente muito rica."

"

Luis Antonio da Cunha, paulistano que já viajou 20 mil km de bicicleta pela América do Sul.

Quer saber mais?

e siga  nossas redes sociais